[rank_math_breadcrumb]

Volvo tem 2 fábricas 100% neutras em carbono

volvo

Desde 2018 que a Volvo Cars tem vindo a minimizar os impactos da sua atividade no meio ambiente. Após atingir a neutralização carbónica na fábrica de Skövde, na Suécia, a marca procurou replicar o sucesso em Torslanda. A meta foi alcançada e a marca prepara-se agora para uma nova fase de evolução.

A Volvo Cars deu um passo importante na sua intenção de tornar a sua rede mundial de fábricas neutra em carbono até 2025.

A mais importante fábrica da Volvo, em termos históricos e de produção para a marca, Torslanda, na Suécia, passou a ser a segunda fábrica da rede global de produção da Volvo a ser 100% neutra em carbono. A primeira foi a fábrica de motores em Skövde, em 2018.

Entenda-se como fábrica 100% neutra para o clima, quando esta não regista nenhum aumento líquido na emissão de gases que produzem efeito estufa como resultado da utilização de eletricidade e do sistema de aquecimento que utiliza.

volvo

 Torslanda Volvo Cars

Desde 2008, a histórica fábrica de Torslanda tem vindo a ser alimentada por fontes de eletricidade neutra. Porém, faltava ainda a adoção de um sistema de aquecimento neutro para que a fábrica se torna-se 100% amiga do ambiente.

Este ano, a marca alcançou o objetivo. As fontes de energia do atual sistema provêm, tanto do biogás como do aproveitamento do calor industrial desperdiçado no sistema de aquecimento municipal.

Como resultado destas melhoria introduzidas, registou-se uma poupança anual de energia de quase 7.000 megawatt-hora (MWh), um montante igual à utilização energética anual de mais de 450 habitações familiares. Estas poupanças de energia são parte de uma ambição ainda maior da empresa, que pretende reduzir o uso de energia por viatura produzida em 30% em 2025.

Assim sendo, é expectável que nos próximos anos a fábrica de Torslanda venha a aumentar ainda mais a sua eficiência. Por exemplo, revendo os seus sistemas de iluminação e de aquecimento, o que poderá  resultar numa poupança adicional anual de cerca de 20.000 MWh até 2023.

“Este é um marco muito importante para a Volvo Cars ao estabelecermos Torslanda como a nossa primeira fábrica de automóveis com impacto ambiental neutro. Pretendemos ter a nossa rede produtiva mundial totalmente neutra em 2025 e hoje damos um sinal de que estamos determinados em consegui-lo e que estamos a trabalhar para reduzir o nosso impacto no meio ambiente”

Javier Varela,  Volvo Cars

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados