[rank_math_breadcrumb]

Sustaineer: o protótipo da Mercedes que limpa o ar

sustaineer

Chama-se Sustaineer e é o mais recente protótipo automóvel para o combate à poluição atmosférica. Ao que parece, esta carrinha elétrica é capaz de limpar o ar em seu redor graças a um sistema de filtros sofisticado.

Mercedes Sustaineer

O caminho para a sustentabilidade

Este modelo conceptual da fabricante alemã consiste na materialização da ideia de que a indústria automóvel pode ir muito mais além em termos de sustentabilidade. A eletrificação é apenas o começo daquela que será a grande revolução na mobilidade.

Esta carrinha 100% elétrica não só é capaz de limpar o ar através de um sistema de filtros que eliminam as mais finas partículas poluentes, como também possui travões feitos de ferro fundido e cobertos por uma camada cerâmica que impede o seu desgaste.

A Sustaineer possui ainda um sistema fotovoltaico que ajuda a estender a sua autonomia, reduzindo, por conseguinte, a frequência de carregamento. A eletricidade gerada serve também para alimentar outros aparelhos que sejam carregados a bordo, como computadores e smartphones.

No interior, a marca garante que todos os materiais são reciclados e que o sistema de aquecimento acompanha a temperatura corporal dos passageiros. Tudo para que não haja desperdício de energia.

O reforço na Segurança

A segurança foi também uma prioridade da Mercedes no desenvolvimento da Sustaineer. Existe uma câmara que monitoriza o estado da estrada e indica ao condutor a aproximação de buracos e outros obstáculos de risco. Os espelhos digitais também possibilitam uma vista mais ampla e desafogada do que o normal neste tipo de veículos. No habitáculo, há uma luz que ilumina o ambiente de acordo com a luminosidade natural.

A Mercedes afirma não ter planos para a produção massiva deste modelo, no entanto garante que a tecnologia já está desenvolvida e pronta a ser utilizada noutros modelos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Saber Mais

Bosch vê futuro no diesel

A Bosch está a desenvolver várias tecnologias de motorizações para veículos do transporte rodoviário de mercadorias e não…
eletricidade
Saber Mais

Eletricidade mais baixa em 2022

O Ministro do Ambiente afirmou que é possível baixar os custos da eletricidade em 2022, pois a maioria…