Portugal Mobi Summit: Cascais recebe a 4ª edição em Outubro

Portugal Mobi Summit

Cascais vai acolher a grande cimeira internacional da 4ª edição do Portugal Mobi Summit entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento conta com a participação de alguns dos maiores especialistas mundiais em mobilidade inteligente e sustentável, transição digital e smartcities.

Estamos na década decisiva do desafio climático e tanto a indústria como as cidades e os consumidores estão a mudar. Por um lado, setores inteiros, a começar pelo automóvel, estão a fazer uma verdadeira revolução em tempo recorde para abandonar a combustão já em 2030. Por outro, as novas tecnologias como o 5G vêm acelerar a conectividade e viabilizar a condução autónoma em maior segurança. É neste contexto de sentido de urgência que se realiza a grande cimeira internacional da 4ª edição do Portugal Mobi Summit.

Alguns indicadores espelham já os sinais da mudança. No primeiro semestre deste ano venderam-se 1,8 milhões de veículos elétricos na União Europeia, 1,6 vezes mais do que as vendas de carros a diesel.

Em Portugal, apesar da quota de veículos elétricos ter chegado aos 16%, os números dizem-nos que ainda há muito a fazer em matéria de alargamento da rede de postos de carregamento. Pois, embora a rede Mobi-e tenha crescido o dobro (3.750 postos), está ainda muito aquém das necessidades dos consumidores.

Na Holanda, país cuja dimensão populacional assemelha-se a Portugal existem, por exemplo, 80 mil postos de carregamento. Ou seja, 1 posto por cada 5 veículos.

Portugal Mobi Summit 2021 (Programa)

 

20 de Outubro

Manhã: Sessão de abertura institucional + EU Green Deal;
Tarde: Transição energética e o planeamento urbano do futuro;

21 de Outubro

Manhã: Descarbonização, Mercado Automóvel e Mobilidade;
Tarde: Transporte Público Sustentável;

22 de Outubro

Manhã: Micromobilidade e ‘Last Mile’;
Tarde: Inovação e Futuro da Mobilidade.
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados