[rank_math_breadcrumb]

OZ Energia transforma carros poluentes em sustentáveis

OZ Energia
Hydrogen Storage In Renewable Energy

A portuguesa OZ Energia está a desenvolver um sistema para adaptar os motores poluentes ao hidrogénio. Em causa o não aproveitamento do parque automóvel que existente para a mobilidade verde, o que a empresa considera ser um contra-senso.

A Presidente-executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defende que não basta promover a utilização de energias ‘verdes’. É preciso também travar a renovação da frota automóvel, uma vez que a pegada ecológica da produção de automobilística é muito grande. Para ela, o caminho para uma mobilidade sustentável não se faz apenas descartando produtos que estão dentro da sua vida útil só para se ter o selo de ‘verde’.

Nesse sentido, a empresa do Grupo Manuel Champalimaud iniciou em 2018 o desenvolvimento de um sistema que permite transformar um carro a gasolina num carro bifuel que utiliza em grande parte o hidrogénio. Esta é uma das estratégias da empresa para aumentar a sua quota de mercado (12%) em três pontos percentuais até 2024.

“O sistema já existe e já temos um carro que anda a hidrogénio que foi adaptado. O que nós queremos, obviamente, é ter o sistema e depois levar esse conhecimento para o território, apoiando muito os nossos parceiros locais para que possam, de alguma forma, diversificar toda a sua atividade.”

Micaela Silva, CEO OZ Energia

De momento, o projecto está ainda em fase de testes do electrolisador (equipamento que utiliza água para produzir hidrogénio) desenvolvido pela equipa de investigadores subcontratados pela OZ Energia.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Saber Mais

Vendas europeias atenuam quebra

O mercado europeu de automóveis ligeiros de passageiros voltou a sofrer uma quebra em agosto devido à pandemia…