[rank_math_breadcrumb]

LeasePlan publica EV Readiness Index 2021

LeasePlan VEs EV Readiness Index 2021

O Ev Readiness Index da LeasePlan é um estudo realizado a nível europeu que traduz a preparação do mercado para a revolução dos veículos elétricos. Portugal conquistou, desta vez, o 10º lugar na tabela, superando países como a Dinamarca, Suíça e Espanha.

LeasePlan EV Readiness Index 2021

Com base em 3 fatores – Registos de Veículos Elétricos (VEs), a maturidade da infraestrutura de carregamento de VEs e incentivos governamentais em cada país – o LeasePlan EV Readiness Index 2021 evidencia que a Europa está mais preparada do que nunca para a revolução dos automóveis elétricos.

Em primeiro lugar, quase todos os países apresentam uma classificação melhorada em relação ao ano passado, sinalizando uma maior preparação para os VE em todo o continente. A taxa de melhoria, contudo, varia significativamente em toda a Europa, sublinhando a disparidade contínua entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental em termos de preparação para os VE;

E em segundo, os VEs nunca foram tão acessíveis. Em 11 países, os VEs já são mais baratos do que os seus homólogos motores de combustão interna (ICE) numa base do Total Cost of Ownership (TCO). Além disso, os condutores de VEs pagam, em média, apenas 63% do imposto que os condutores de ICE pagam.

No entanto, o estudo revela que as infraestruturas de carregamento ainda estão atrasadas e serão a chave para melhorar a preparação para os VEs. Embora tenham sido feitos alguns progressos em 2020 em matéria de infraestruturas de carregamento, a taxa de melhoria diminuiu efetivamente em relação ao ano passado (taxa de aumento de 43% em 2020 em comparação com o aumento de 73% em 2019). E, mesmo nos países com melhor classificação, a infraestrutura de carregamento continua longe de ser adequada.

“Nas sondagens de opinião realizadas no início deste ano, já vimos que a falta de infraestruturas de carregamento era um grande bloqueio rodoviário que impedia os condutores de se tornarem elétricos – e a análise do nosso EV Readiness Index prova que estes receios são bem fundamentados. A Europa não está a conseguir disponibilizar as infraestruturas necessárias (…) e a emergência climática não pode esperar”, afirma Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
LeasePlan
(Fonte: LeasePlan EV Readiness Index 2021)

Entre os países mais bem preparados para a mobilidade elétrica destacam-se os Países Baixos, a Noruega e o Reino Unido, onde os condutores de VEs não pagam qualquer tipo de imposto de circulação.

No extremo oposto, encontram-se a Roménia, a Eslováquia e a República Checa, que apresentam uma taxa de melhoria mais lenta.

Portugal está no meio da tabela, ocupando a 10ª posição, com um total de 12.148 VEs registados em 2020, representando 12,35% da quota de mercado (mais 7,5% face a 2020).

Comprometida com a meta das zero emissões líquidas da sua frota até 2030, a LeasePlan está na vanguarda da revolução da mobilidade limpa. Em 2020, a empresa viu duplicar os seus registos de VEs e 15,9% dos veículos recentemente encomendados pelo grupo são elétricos, ultrapassando largamente o mercado em todos os países do Índice.

 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados