GoWithFlow aposta na multiplicação das frotas elétricas

GoWithFlow frotas LeasePlan

A GoWithFlow, em parceria com a Galp e a Leaseplan, pretende expandir a sua atividade no mercado espanhol e triplicar o número de veículos elétricos nas suas frotas. 

GoWithFlow

A GoWithFlow nasceu, em 2019, como startup, no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Graças ao seu software inovador, a empresa depressa atraiu investidores, entre eles a Galp, que é hoje o acionista maioritário.

Tendo por base uma tecnologia que coordena os utilizadores e os ativos de mobilidade das empresas, a GoWithFlow fornece análises e informações em tempo real sobre como são utilizados veículos, scooters e estações de carregamento. Assim, torna-se possível fazer uma gestão da mobilidade sustentável nas empresas e cidades.

Em 2020, a GoWithFlow tornou-se parte da Galp e lançou o seu primeiro produto para o mercado – a Flow Sustainable Mobilitity Management Platform. Um sistema de gestão integrada, tanto da energia elétrica como da mobilidade, num único serviço.

“Passámos a primeira metade de 2020 a olhar para as tecnologias que já tínhamos, e que levaram a Galp a querer comprar a startup e a ver como o que poderíamos fazer para criar um produto, comercializar e trazer para o mercado.”

Jane Hoffer, CEO GoWithFlow

Em Portugal, a empresa conta já com 25 clientes, cerca de 2.000 veículos e mais de 500 estações de carregamento. Neste momento, 46% das frotas já têm híbridos plug-in e veículos elétricos.

O objetivo para 2021 passa pela expansão da operação em Espanha e pela internacionalização, por exemplo para os EUA e Reino Unido. Para além disso, a empresa também pretende triplicar o número de veículos nas suas frotas para para 15 mil.

“O nosso objetivo é aumentar a nossa base de ativos de mobilidade — seja um veículo de quatro rodas, motociclo elétrico, scooter, trotinete — e também de pontos de carregamento: triplicar o número de ativos de mobilidade elétrica que temos sob gestão, dos atuais 5 a 6 mil para cerca de 15 mil.”

Jane Hoffer, CEO GoWithFlow

Numa primeira fase, a empresa ajudará os seus clientes a compreender e a planear com base em dados e algoritmos. Pois, muitas empresas já estão nesta viagem, tendo alguns elétricos, híbridos plug-in e até mesmo estações de carregamento.

A segunda fase, consiste em indicar o procedimento no terreno, com base em informações de consumos, níveis de bateria e níveis de combustível, quilometragem, bem como a infraestrutura de carregamento.

Por fim, na terceira fase decorrerá a otimização dos procedimentos.

“O papel da GoWithFlow é ajudar a simplificar a complexidade desta transição, do fóssil para o elétrico, entre o velho mundo e o novo mundo. O facto de existirem diferentes tipos de combustíveis torna tudo mais complexo e, portanto, as empresas precisam da ajuda de alguém para simplificar.”

Jane Hoffer, CEO GoWithFlow

Parcerias

Entre os parceiros da GoWithFlow, encontra-se a LeasePlan. Muitas das frotas geridas pela empresa, no momento, pertencem à LeasePlan. Nós temos os veículos e eles o software de gestão.

Outro parceiro é a Galp. Devido à sua vasta carteira de clientes, mas também por ser um grande fornecedor, tanto de energia  como de carregadores.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Saber Mais

Comerciais Opel eletrificados em 2021

A eletrificação dos veículos comerciais ligeiros está em curso. A Opel revelou o seu plano para eletrificar toda…