Lisboa recebe em setembro o Velo-City 2021

velo-city

O Velo-city é a maior conferência mundial de mobilidade em bicicleta e, este ano, terá lugar em Lisboa. O evento decorrerá na FIL, entre os dias 6 e 9 de setembro, e contará com cerca com mais de 250 oradores.

Velo-City 2021

A primeira edição da Velo-city realizou-se em 1980 e, desde então, tem desempenhado um importante papel na promoção da bicicleta como um meio de transporte sustentável e saudável para todos. E, se nos últimos anos, a bicicleta já vinha a revelar-se uma opção para muitas pessoas em todo o mundo, com a pandemia esta escolha acabou por se tornar ainda mais óbvia.

“Esta é uma conferência anual única com o objetivo de influenciar os decisores no sentido de uma mobilidade mais sustentável, ativa e ciclável, e estabelecer ligações entre as várias partes interessadas com vista a reunir apoio em torno da bicicleta como forma de mobilidade saudável, verde e eficiente”.

Caroline Cerfontaine, Directora da Velo-City 2021

Depois de Dublin, Lisboa é agora a cidade anfitriã do Velo-City, evento organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Federação Europeia de Ciclistas e a EMEL. A escolha da capital portuguesa prende-se em grande parte com o caminho que aqui tem vindo a ser percorrido no sentido de torná-la uma cidade cada vez mais ciclável.

velo-city

De momento, Lisboa está a trabalhar para atingir 200 quilómetros de ciclovias, garantindo que 93% da população tenha acesso a uma ciclovia a menos de 300 metros de casa, além de oferecer um total de 7 pontes para peões e ciclistas. Esta conquista é relevante, sobretudo se se tiver em conta que em causa está uma cidade que inaugurou os seus primeiros três quilómetros de ciclovia em 2001.

Num futuro próximo, será de esperar também um maior investimento por parte das empresas de mobilidade. No caso da rede GIRA, foi estabelecido o compromisso de duplicar o número de estações até 2022.

Todos os interessados em participar no evento poderão consultar o programa aqui.

12 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados