Hyundai lança carregamento solar para eletrificados

4 SETEMBRO HYUNDAI CARREGAMENTO SOLAR

A Hyundai anunciou que o novo Sonata Hybrid tem um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho.

O modelo já está à venda na Coreia do Sul e será lançado na América do Norte, mas o construtor não tem planos de lançamento para a Europa. Desde a marca indicam, ainda assim, que irão estender a tecnologia aos restantes modelos da sua gama.

O sistema de carregamento solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho da viatura. Esta tecnologia permite que 30% a 60% da bateria da viatura seja carregada, através da energia solar, mesmo durante a condução. As contas da Hyundai apontam para que, com seis horas de carga diária, a autonomia aumente em 1 300 km por ano.

Um painel solar e um controlador são os componentes do tejadilho solar desenvolvido pelo construtor sul-coreano. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo, então, essa energia através da utilização de fotões de luz provenientes do sol. Uma vez em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se “efeito fotovoltaico”.

A eletricidade deste processo é convertida na voltagem de padrão pelo controlador, depois de a bateria ser armazenada.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
19 03 EMISSSOES CO2
Saber Mais

CO2 de automóveis novos em pico

As emissões de automóveis novos na Europa tiveram, no ano passado, a média de emissões de CO2 mais…