Elétricos continuam a ganhar popularidade em Portugal

iStock 1263713152
Elétricos cada vez mais populares em Portugal

Em linha com as tendências internacionais, os veículos elétricos estão em destaque no panorama nacional sendo Portugal o quinto país da europa que mais compra este tipo de automóveis.

Segundo a federação europeia de transporte e ambiente outros países como a Noruega e Suécia têm vinho a observar a crescente adesão ao mercado de automóveis elétricos através da sua popularização e crescente interesse pelos benefícios por parte da população.

Em 2020, a venda de automóveis elétricos, híbridos e gpl em Portugal representou 32,5% da comercialização, sendo os híbridos os mais famosos entre os mencionados com uma percentagem de 23,1%. As marcas predominantes neste segmento incluem a BMW, Mercedes e Renault.

Modelos despertam interesse dos consumidores

Modelos famosos como o Nissan Leaf e o Tesla Model S chamam a atenção do consumidor, mas marcas como a Seat já estão um passo à frente, desenvolvendo a mó scooter 125, um veículo 100% elétrico e amigo do ambiente que em cerca de quatro segundos alcança os 50km/h. A influência desta tendência é notória tendo levado o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, a comprometer ao fim da produção de veículos não elétricos num espaço de dez anos. Estas motivações devem-se também ao fator de sustentabilidade oferecido por estes veículos, um dos principais motivos de adesão por parte do público português.

Mais limpo e económico

Desvantagens como o consumo de combustíveis poluentes e o fumo do trânsito são algumas das queixas dos portugueses e em contraste a possibilidade oferecida pela alternativa ecológica de, por exemplo, carregar o veículo através de uma tomada em casa torna o produto ainda mais apelativo.

A recente implementação de inteligência artificial (AI) já presente na vida dos portugueses através de chatbots e jogos online que melhoram a experiência do utilizador, veio também para melhorar ainda mais a oferta destes carros quer a nível de atualizações automáticas que não exigem muita manutenção quer a nível de automatização.

Empresas como a Tesla que investem fortemente na total automatização dos seus carros e a Bosch que visa o desenvolvimento de soluções quer aumentam a vida da bateria dos veículos juntam o útil ao agradável com a criação de uma alternativa ecológica e altruísta que é também tecnologicamente avançada, respondendo assim às crescentes exigências do mercado consumidor.

O que saber antes de comprar um elétrico

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados