Electric Summit 2021: Como será o futuro da mobilidade

electric summit mobilidade

A Electric Summit é uma iniciativa levada pela ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal) em parceria com a Galp, no âmbito do futuro da mobilidade, que irá decorrer até ao final do mês de junho, em formato virtual 360º.

A Electric Summit terá fóruns de debate, onde participarão alguns dos maiores especialistas sobre os temas da mobilidade elétrica. Contará ainda com um salão virtual, onde estarão presentes as gamas eléctricas das principais marcas automóveis.

“O Electric Summit vai ter uma enorme projeção mediática, garantida por todos os nossos títulos e vai esclarecer todos os consumidores que neste momento querem, ou ponderam, comprar um carro elétrico ou híbrido”, afirma Luís Santana, Cofina.

Mobilidade elétrica positiva

No primeiro da Electric Summit, a mobilidade elétrica foi o assunto chave da conferência. Na intervenção do Ministro do Ambiente, este salientou que o mercado não pode viver dos apoios.

Segundo ele, o que vai banalizar a utilização dos veículos elétricos não são os apoios, mas sim as vantagens que têm em termos de ausência de ruído e de emissões. Para além disso, reforça que existe um custo de manutenção e por quilómetro mais baratos, do que num veículo a combustão.

João Pedro Matos Fernandes
Ministro do Ambiente e da Transição Energética

“Estou sinceramente convencido que a tecnologia permite banalizar esse preço e pode fazer com que os preços de venda sejam mais reduzidos.”

João Matos Fernandes

 

Ainda em termos de mobilidade elétrica, o ministro fez um balanço positivo. Tanto na penetração dos veículos elétricos no mercado português, como na evolução da oferta de postos de carregamento.

Neste último ponto, Matos Fernandes relembra que este é um projeto antigo, tendo sido interrompido durante o período de crise. Por esse motivo, poderá levar algum tempo até chegarmos à evolução expectada. Nas palavras do ministro da Transformação Energética, “retomar é sempre mais complexo do que continuar em velocidade de cruzeiro”.

“Pensar mobilidade eléctrica já não passa por abordar um conceito de futuro: é uma realidade cada vez mais presente que deve ser discutida abertamente e cuja reflexão deve contribuir para a construção da nova vida das cidades.”

galp e1616782841528
Administradora Comercial da Galp (fonte: Galp)

 

“O paradigma da mobilidade urbana está a mudar de forma acelerada e a impor ao mercado novas exigências.”

Sofia Tenreiro

Após um investimento público de 3,5 milhões de euros, no âmbito do Plano de Estabilidade Económico e Social, espera-se que no futuro próximo a rede de carregamento se densifique.

Segundo consta, Guimarães, Matosinhos, Gaia, Viseu, Coimbra e Leiria vão receber 10 novos pontos de carregamento, enquanto que Évora, Vila Real, Sintra, Viana do Castelo vão adquirir mais 12 postos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados