Aliança de Inovadores: 1 projeto para a melhoria da mobilidade

Aliança de Inovadores mobilidade

A Aliança de Inovadores é uma ação liderada pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do projeto VoxPop, e gerida pela EMEL. O objetivo consiste em desenvolver um ecossistema de partilha de dados que permitam identificar oportunidades de melhoria da mobilidade da cidade.

Aliança de Inovadores

A Aliança de Inovadores é projeto financiado pela Comissão Europeia, que conta com a participação empresas públicas e privadas na área de transportes e micromobilidade.

Entre elas: Carris, Metro de Lisboa, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, CTT, Infraestruturas de Portugal, Lime, Moovit, Uber e Cittymaper.

Através de um processo de participação ativa e colaboração, esta Aliança de Inovadores será um fórum no qual serão analisados e estudados os meios de ultrapassar eventuais barreiras, não tecnológicas, a essa partilha de dados entre organizações públicas e privadas.

O objetivo do projeto será criar soluções de mobilidade que irão ao encontro das necessidades dos habitantes, trabalhadores e visitantes da cidade de Lisboa.

Aliança de Inovadores mobilidade

VoxPop

projeto VoxPop surgiu, em 2019, da necessidade de vários atores locais em trabalhar de forma colaborativa e transparente a partilha de dados. Desta forma, seria possível identificar oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa, bem como nos processos de planeamento e gestão de ativos.

Este projeto está integrado no programa europeu “Ações Urbanas Inovadoras’, que promove projetos-piloto inovadores no campo do desenvolvimento urbano sustentável.

O objetivo passa por disponibilizar às autoridades urbanas espaço e recursos para testarem ideias ambiciosas e inovadoras, que visem resolver desafios e experimentar de que modo respondem à complexidade da vida real.

O projeto Vox Pop representa um investimento global superior a cinco milhões de euros, até 2023. A componente a cargo da EMEL engloba um orçamento total acima de um milhão e meio de euros.

“A EMEL tem vindo a consolidar-se enquanto agente ativo de planeamento e gestão da mobilidade na cidade de Lisboa, através do seu trabalho focado em garantir melhor qualidade de vida e mais segurança em ambiente urbano. Assim, este projeto, do qual destaco a constituição da Aliança de Inovadores, é para nós um marco particularmente importante. Pois, este investimento irá permitir continuarmos a alargar as nossas competências nas áreas de analítica de dados ecustomer intelligence, para melhor capacitar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade urbana.”

Luís Natal Marques,
Presidente do Conselho de Administração da EMEL

1 Shares:
1 comment
  1. Its like you read my mind! You appear to know a lot about
    this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message
    home a bit, but instead of that, this is excellent blog. An excellent
    read. I’ll certainly be back.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
19 03 EMISSSOES CO2
Saber Mais

CO2 de automóveis novos em pico

As emissões de automóveis novos na Europa tiveram, no ano passado, a média de emissões de CO2 mais…