7 dicas para umas férias ao volante com maior segurança

segurança

Apesar de o mês de agosto já ter terminado, muitos são os que optam por gozar as suas férias agora em setembro. Por esse motivo, trazemos-lhe aqui algumas dicas de como maximizar a segurança na condução.

1. Analise a pressão dos pneus.

Sendo estes um dos elementos com interferência direta na segurança do carro, importa verificar a sua pressão todos os meses e , sobretudo, antes de partir de férias. É importante que a pressão dos pneus esteja adequada ao número de passageiros, bem como ao peso da bagagem transportada. Verifique, ainda, o estado e o nível de desgaste dos pneus.

2. Dê prioridade à manutenção.

Verifique se os principais componentes do automóvel estão a funcionar de forma correta. Depois ter mantido o seu automóvel parado por um longo período de tempo, este conselho torna-se essencial para que viaje em segurança. Dê particular atenção ao nível do óleo – que deverá ser verificado quando o motor estiver frio e o carro parado num local plano – ao líquido de refrigeração e ao estado das correias e da bateria.

3. Verifique e torne a verificar os básicos.

Lembre-se de fazer um teste geral aos aspetos básicos do seu automóvel antes da partida. Confirmar se os travões estão a funcionar, se as escovas do limpa-para-brisas estão em bom estado e se todas as luzes estão operacionais. Ignorar estes passos pode pôr em causa a segurança de todos.

4. Acondicione bem a bagagem.

Opte por colocar primeiro a bagagem mais pesada, deixando a mais leve para o final. Caso o nível de carga de bagagens fique acima do encosto do banco de trás, deverá usar uma rede de compartimento, para evitar que a carga se disperse em caso de travagem brusca e afete a segurança dos passageiros. Em alternativa, poderá recorrer a uma caixa de bagagem transportada no tejadilho.

5. Não se esqueça de levar os documentos.

Antes de pôr as mãos ao volante, certifique-se de que leva consigo os documentos do automóvel, bem como os documentos dos passageiros. Os imprevistos não escolhem hora ou dia. Por isso, é importante levar consigo o número da apólice do seu seguro automóvel, para o caso de ser necessário acioná-lo.

6. Estude bem o trajeto e as paragens a fazer pelo caminho e calcule o tempo da viagem.

A tecnologia pode ajudá-lo, em especial algumas aplicações móveis que identificam os caminhos mais rápidos e os locais mais adequados para uma pausa. Evite fazer percursos muito longos nas horas de maior calor ou trânsito, sobretudo se viajar com crianças ou com animais de estimação.

7. Proteja os seus filhos.

Se vai viajar com crianças, assegure-se que elas estão corretamente sentadas na cadeira ou no banco elevatório. Confirme se os assentos estão bem fixos e instalados e, se possível, proteja os vidros com cortinas para-sol.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados