Os elétricos com mais autonomia

autonomia

“O meu tem mais autonomia que o teu!” Esta é uma afirmação comum entre condutores de elétricos. Mas a grande questão é quais sãos os carros com maior autonomia no mercado? Será que com um carro elétrico corre o risco de ficar a meio do caminho? Aqui contamos-lhe tudo.

A Norwegian Automobile Association (NAF), uma espécie de ACP norueguês, dedica bastante atenção às necessidades do consumidor, ajudando-o a perceber quais os melhores pneus do mercado, qual o veículo a bateria mais rápido a recarregar e qual o elétrico que percorre mais quilómetros com uma carga da bateria.

O mais recente teste da NAF levou 25 elétricos a circular até parar. Partindo com uma situação de bateria carregada a 100% e rodando até terminar por completo, o que significa passar pelo zero e continuar a circular até o carro parar.

Apesar de este teste não ser aconselhado pelos fabricantes, a realidade é que todos os condutores deveriam realizá-lo pelo menos uma vez, para saberem até onde podem ir em caso de uma emergência.

Modelos com maior autonomia

Segundo as medições realizadas durante a época de calor norueguês, cujas temperaturas situam-se entre 20 e 25ºC, concluiu-se que sob temperaturas amenas a maioria dos veículos superam a autonomia anunciada segundo o método WLTP. Dos 25 modelos testados, apenas três ficaram abaixo das expectativas e todos os outros superaram.

Confira na tabela abaixo quais os elétricos que tiveram melhor desempenho, face ao valor WLTP (teste de homologação que não é efectuado em condições reais de utilização).

Modelo Bateria Tracção Autonomia WLTP Autonomia medida
Tesla Model 3 Long Range 82 kWh 4×4 614 km 654,9 km
Ford Mustang Mach-e Ext. Range RWD 98,7 kWh 4×2 610 km 617,9 km
Volkswagen ID.3 Pro S 82 kWh 4×2 539 km 564 km
BMW iX3 80 kWh 4×2 450 km 556,2 km
Ford Mustang Mach-e Ext. Range AWD 98,7 kWh 4×4 540 km 551,9 km
Hyundai Kauai EV 64 kWh 4×2 484 km 537 km
Volkswagen ID.4 1st. Max 82 kWh 4×2 487 km 532 km
Audi e-tron GT 93 kWh 4×4 468 km 528 km
Skoda Enyaq 82 kWh 4×2 520 km 522 km
10º Hyundai Ioniq 5 AWD 72,8 kWh 4×4 460 km 502 km
11º Kia e-Niro 64 kWh 4×2 455 km 497,5 km
12º Polestar 2 78 kWh 4×4 470 km 467 km
13º Tesla Model 3 Standard Range+ 55 kWh 4×2 448 km 454,4 km
14º Mercedes EQA 250 66,5 kWh 4×2 417 km 451 km
15º Volvo XC40 Recharge 78 kWh 4×4 417 km 442,9 km
16º Xpeng G3 66,5 kWh 4×2 451 km 438,9 km
17º Volkswagen ID.3 62 kWh 4×2 418 km 421 km
18º Nissan Leaf 62 kWh 62 kWh 4×2 385 km 418,1 km
19º Citroën ë-C4 50 kWh 4×2 350 km 345 km
20º Opel Mokka-e 50 kWh 4×2 324 km 332,4 km
21º BMW i3 120 Ah 42,2 kWh 4×2 285 km 323,7 km*
22º Fiat 500e 42 kWh 4×2 298 km 307,8 km
23º Nissan Leaf 40 kWh 40 kWh 4×2 270 km 288 km*
24º Honda e 35,5 kWh 4×2 210 km 236,2 km
25º Mazda MX-30 35,5 kWh 4×2 200 km 219,6 km

Saiba mais sobre alguns destes modelos aqui.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados