Multas aumentam durante o confinamento

multas

Entre janeiro e abril deste ano já foram gastos 30,6 milhões de euros em multas por incumprimento do Código da Estrada. São cerca de 255 mil euros por dia. Esta é uma situação preocupante tendo em conta que ainda atravessamos um período de confinamento.

Apesar das limitações na circulação rodoviária durante o período de confinamento, o montante cobrado em multas de trânsito aumentou. Esta é uma tendência a que se tem vindo a assistir nos últimos 5 anos.

Em 2017, a receita resultante das multas de trânsito foi 23,8 milhões de euros. Em 2018 subiu para 26,2 milhões e em 2019 atingiu os 32,3 milhões.

multas

Apesar de ter havido uma redução em 2020, em comparação com o ano anterior, os cofres do Estado arrecadaram 27,9 milhões de euros por infração ao Código da Estrada. A infração mais comum dos automobilistas foi o excesso de velocidade, representando 64% da totalidade das multas aplicadas.

No que toca a 2021, o Estado prevê arrecadar 9,1 milhões de euros. Segundo a Direção Geral do Orçamento, no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 10% neste tipo de receitas, face ao período homólogo de 2020.

Esta é uma situação especial e preocupante, visto que entre janeiro e abril registou-se uma queda de 40% na mobilidade para o local de trabalho, devido às restrições de mobilidade.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados