Se está a pensar comprar um carro usado, há alguns detalhes que deve ter em atenção. Deixamos-lhe aqui 6 dicas para tomar uma decisão mais ponderada e fazer uma escolha acertada.
Antes de mais, procure não se precipitar e tomar decisões por impulso. Estude todas as possibilidades e se não está por dentro do que é o mercado automóvel procure aconselhar-he com algum amigo ou contacto que possa ser esclarecedor. Entretanto, tome nota:
-
- Defina bem as suas prioridades. Pondere os custos inerentes à aquisição do automóvel e a sua desvalorização ao longo do tempo.
- Deixe de lado a impulsividade e a emoção. Nem sempre os modelos mais recentes são a escolha mais acertada. Pesquise muito antes de tomar qualquer decisão.
- Opte por fazer um test-drive. É a melhor forma de dissipar qualquer dúvida quanto ao conforto, consumo e mecânica do veículo.
- Compare preços e pense na opção pelo renting. Faça uma análise custo-benefício à propostas que lhe forem apresentadas e estude a hipótese de fazer um contrato de renting com uma empresa da especialidade. Lembre-se que com o renting todas as chatices inerentes à posse do automóvel – seguros, revisões técnicas, mudança de pneus, impostos, etc. – ficam a cargo da empresa com quem fizer o contrato.
- Verifique toda a documentação. Todos os documentos devem estar actualizados e em bom estado de conservação. Nomeadamente, o registo de propriedade, o livrete, o livro de revisões, o certificado de inspeção e o comprovativo do pagamento do imposto do selo.
- Pondere optar por um veículo elétrico. Estude bem as suas necessidades de mobilidade e tipo de deslocações que precisa de fazer. Eventualmente, um automóvel elétrico poderá ser a escolha mais acertada para si. Além de poupar em combustível, estará a fazer a sua parte para tonar o ambiente da localidade onde mora, um pouco mais saudável.