AirCar: o carro-avião que tem sobrevoado a Eslováquia

AirCar

O airCar é um carro com asas que em 3 minutos transforma-se num avião de 4 rodas. Estranho? Sim, é tecnologia de ponta. Após mais de 40 horas de voo e 142 aterragens com sucesso no aeroporto de Bratislava, o modelo deverá entrar em produção em breve.

Patenteado pela empresa Klein Vision, do seu fundador e inventor Stefan Klein, o AirCar é um carro-avião de linhas desportivas, apto a circular nas estradas públicas.

Equipado com um motor BMW de 160 cv, o atual AirCar é capaz de atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 km/h. Já o modelo de pré-produção AirCar 2, irá contar com um motor de 300 cv, do qual se espera ser capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h (162 nós) e uma autonomia de 1000 km.

“O AirCar já não é apenas uma prova de conceito. Voar a 8200 pés, a uma velocidade de 100 nós, transformou a ficção científica em realidade”,

Anton Zajac, cofundador da Klein Vision

Depois de completar a primeira viagem interurbana com uma duração de 35 minutos, entre as cidades eslovacas de Nitra e a capital Bratislava, este carro-avião está cada vez mais perto de entrar em linha de produção.

Trata-se de um marco histórico no desenvolvimento daquele que pode vir a ser um dos veículos do futuro, com mais de 40 horas de testes de voo completas, sob supervisão da autoridade de aviação civil.

“A transição automatizada do veículo rodoviário para um veículo aéreo e vice-versa, ao expor/retrair as asas e cauda, não é apenas o resultado de um entusiasmo pioneiro, espírito inovador e coragem. É um resultado de excelente engenharia e conhecimento técnico.”

Branko Sarh, Boieng Company

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
24 DEZEMBRO ACEA NOVO PRESIDENTE
Saber Mais

ACEA elege presidente para 2020

A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) elegeu o presidente para 2020. A escolha recaiu no CEO…
OPEL VIVARO E
Saber Mais

Opel Vivaro-e: Encomendas no verão

A Opel vai abrir as encomendas do furgão elétrico Vivaro-e já no próximo verão. As primeiras entregas estão…