6 dicas para reduzir o consumo elétrico do seu automóvel

consumos energia

Na estrada existem também algumas precauções que deve tomar para que a bateria lhe garanta a autonomia prometida pelo fabricante. Aqui damos-lhe a conhecer algumas dicas para o reduzir os consumos de energia.

1. Respeite os Limites de Velocidade

Uma condução ecológica, não só aumenta a segurança, como também reduz os consumos e as emissões. Ao cumprir os limites de velocidade e evitar acelerações e travagens bruscas, está a poupar bastante energia. Sabia que se reduzir de 100 km/h para 80 km/h poupa 15%? É verdade…

2. Não Conduza se não for necessário

Muitas vezes, conduzimos distâncias tão pequenas que poderiam ser facilmente percorridas a pé ou de bicicleta. Ao seguir esta dica está a ajudar o meio ambiente e o seu bolso.

3. Evite ficar parado com o motor ligado

Existe a ideia de que compensa mais deixar o carro ligado do que desligá-lo, devido ao alto consumo no arranque, mas isto não passa de um mito. Pare o motor se prevê ficar parado mais do que 1 minuto. E caso o seu automóvel esteja equipado com o sistema start&stop, ative-o.

consumos energia

4. Alivie o Peso do Carro

Sabia que, em regra, para cada 50 quilos que transporta no seu carro o consumo de energia aumenta até 2%? O aumento do peso de um carro traduz-se no aumento de consumos e desgaste dos materiais. Por isso, retire todos os materiais que não são necessários, incluindo a bagageira externa.

5. Atenção no uso do Ar Condicionado

Tenha atenção às várias situações em que deve ou não utilizar o ar condicionado. Sabia que, em determinados momentos, é melhor ligar o ar condicionado do que abrir as janelas? Se está a conduzir a uma velocidade continuamente superior a 60 km/h, compensa-lhe mais utilizar o Ar Condicionado.

Este fenómeno acontece porque a resistência do ar com a janela é muito grande a estas velocidades e esse esforço faz com que gaste mais energia. Porém, se viaja a velocidades continuamente inferiores a 60 km/h, é preferível abrir as janelas.

6. Verifique o Estado do Catalisador

No caso dos automóveis híbridos, o catalisador  é uma peça fundamental, pois ajuda a converter gases tóxicos em gases menos prejudiciais. Se este estiver entupido, o motor tem de se esforçar mais devido ao aumento de pressão e à falha no fluxo de gases, o que acabará por causar um consumo de combustível superior ao normal.

0 Shares:
4 comments
  1. I have been browsing online more than 4 hours today, yet I
    never found any interesting article like
    yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good
    content as you did, the web will be much more useful than ever before.

    Here is my blog – cbd for sale

  2. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the web the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just
    don’t know about. You managed to hit the nail
    upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects
    , people could take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados