Sustentabilidade à mesa com a Relais Châteaux e o sous-chef Fábio Domingues

relais food for  change definitivo

Grand House recebe a iniciativa “Food For Change”, de 1 a 4 de outubro. Este festival gastronómico da Relais & Châteaux e da Slow Food tem por objectivo alertar para as consequências das nossas escolhas alimentares e a sustentabilidade. De 1 a 4 de outubro, há jantares em torno do azeite no Grand Salon.

De 1 a 4 de Outubro, o Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António, acolhe a iniciativa “Food for Change”, que envolve 195 chefs do mundo inteiro, em mais de 50 países, em volta da questão da sustentabilidade. Esta iniciativa conjunta da Slow Food e da chancela Relais & Châteaux – que o Grand House integra há um ano – pretende chamar a atenção para a importância de as nossas escolhas individuais reflectirem as preocupações do planeta, ao optarmos por produtos locais, sustentáveis e de época. Assim sendo, propuseram-se organizar uma “deliciosa revolução”, e celebrar esta causa com um festival global que junta 81 estrelas Michelin.

Menus pela mudança

No Grand House, o sous-chef Fábio Domingues vai criar “Menus pela Mudança”, honrando o azeite. Sob o mote “Um Chef, Um Ingrediente”, o chef Fábio elegeu este produto milenar, na base da gastronomia portuguesa há séculos, para servir de inspiração a um menu de degustação. O azeite Monterosa será o “Grand Ouro” destes jantares no Grand Salon, cujo valor é de 130€ (com winepairing).

Há dois anos que a Relais Châteaux e a Slow Food uniram esforços para criar este evento, que trabalha para a sensibilização das consequências globais das nossas escolhas alimentares. Um total de 30% dos gases de efeito de estufa são causados pelos sistemas de alimentação mundiais, especialmente pela agricultura industrial. Por isso, este festival celebra a gastronomia e a batalha contra as alterações climáticas ao selecionar produtos locais, sustentáveis e da época.

“Não poderíamos deixar de participar numa iniciativa destas, que está tão próxima dos nossos valores, e em total consonância com o ‘air du temps’”, considera Marita Barth, directora-geral do Grand House. Não perca a oportunidade de degustar este jantar especial, ao mesmo tempo que contribui para a causa do ambiente.

O sous-chef Fábio Domingues

Depois de tirar o curso de Produção e Gestão Alimentar (Nível V) na escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António, com certificado de Lausanne, na Suíça, Fábio Domingues estagiou nos restaurantes Vila Joya (2* Michelin), em 2010, no Martin Berasategui (3* Michelin) de Martin Berasategui, no El Celler de Can Rosa (3* Michelin), que lhe deram o domínio das bases. Iniciou a carreira de chef no Vila Vita Parc, no Algarve, mas o apelo do estrangeiro falou mais alto, levando-o a um longo périplo europeu: primeiro no Chateau de Bourglinster (1* Michelin), no Luxemburgo, depois no Miramar (2* Michelin), em Espanha, depois ainda o Piazza Duomo (3 * Michelin), em Itália. Em 2017, regressa a Espanha, onde assume o cargo de sous-chef do Es Fum (1* Michelin), o restaurante do hotel St Regis Mardavall. Em 2019, muda-se para Inglaterra, onde é ‘sous-chef’ do Social Eating House (1* Michelin), em Londres. Com todas estas estrelas no bolso, chegou ao Grand House em agosto de 2019.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados