O aquecimento do seu automóvel deixou de funcionar? Fique a saber porquê…

iStock 1194072976
O aquecimento não funciona? Fique a perceber quais as causas do problema.

Estamos em pleno inverno e a viver os meses mais frios do ano! Entrou o carro e o aquecimento não funciona? Fique a saber quais as causas do problema.

Há vários motivos que podem explicar o facto de aquecimento do seu carro não estar a funcionar. Com a temperatura exterior baixa, é normal que ar demore um pouco mais a aquecer. Essa velocidade de aquecimento depende do automóvel e do tipo de sistema instalado. Se, passado algum tempo, o ar continuar a sair frio, deve consultar o seu serviço de assistência. É que as origens do problema podem ser de dois tipos: podemos estar a falar de problemas no próprio sistema de ventilação; ou de falha no motor que impede o sistema de alcançar a temperatura desejada.

Nos casos mais comuns, os problemas estão associados a falhas em algumas peças que podem ser substituídas facilmente. São elas o termostato, a bomba de água elétrica ou as válvulas. Entupimentos internos nestas peças podem também ser a causa do problema.

Que tipos de sistemas de aquecimento existem?
Existem diferentes tipos de aquecimento. Os automóveis mais recentes têm normalmente sistemas de aquecimento automáticos, mas também é comum encontrarmos automóveis com sistemas mecânicos ou elétricos. Como funcionam? É isso que explicamos de seguida..

1) Sistemas de aquecimento mecânico
São mais comuns em automóveis antigos. Funcionam através de um radiador, que se situa na dianteira do automóvel. Adicionalmente, possuem também uma espécie de torneira que abre e fecha para que a água entre no radiador.

2) Sistemas de aquecimento automático
São de vários tipos e podem funcionar de formas diferentes. Em vez de selecionar diferentes opções, estes sistemas oferecem-lhe um modo automático em que você só tem de escolher os graus centígrados. Depois de selecionados, o sistema de aquecimento tratará de manter o ambiente nessa temperatura.

3) Sistema aquecimento elétricos
Não são tão comuns. Ao contrário dos anteriores, estes sistemas de aquecimento funcionam a eletricidade e não dependem do motor para funcionarem. Isto faz com que o aquecimento seja mais rápido.

Algumas questões frequentes sobre o aquecimento do automóvel

Será que ao ligar o sistema de aquecimento estou a consumir mais combustível?
R: A resposta é sim, mas só um pouco.
O calor que é produzido pelo funcionamento do motor é aproveitado, pelo que não há um gasto extra. Ainda assim, as ventoinhas que fazem com que o calor se espalhe são normalmente alimentadas por energia elétrica, que vem da bateria. O gasto existe, mas regra geral não é muito elevado.

O ar-condicionado e o sistema de aquecimento são a mesma coisa?
R: Não, ao contrário da ventilação, o ar-condicionado utiliza um compressor para fazer circular um gás em todo o circuito. É esse gás que transforma ar frio em ar quente. Em comparação o consumo provocado pelo ar-condicionado é muito superior ao da ventilação.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
25 NOVEMBRO ACEA VENDAS OUTUBRO
Saber Mais

Vendas europeias crescem em outubro

O mercado de automóveis de passageiros da UE cresceu 8,7% em outubro. De janeiro a outubro, os registos…
10 JULHO LEASING ESTIMULA INOVAÇAO PME
Saber Mais

Leasing estimula inovação nas PME

As empresas portuguesas estão a aderir cada vez mais a soluções de financiamento especializado, como o leasing e…