[rank_math_breadcrumb]

Índia quer trocar buzinas dos carros por flautas

India
Main Bazar late afternoon, Paharganj known for its concentration of hotels, lodges, restaurants, dhabas and a wide variety of shops catering to both domestic travellers and foreign tourists, especially backpackers and low-budget travellers.

Há coisas que são difíceis de explicar e esta é uma delas. Face à poluição sonora que existe na Índia, o ministro dos transportes propõe a troca de todas as sirenes e buzinas pelo som da flauta ou da sitar, instrumentos símbolo da música indiana.

O Ministro dos Transportes, Nitin Gadkari, tem uma ideia que promete tornar mais habitáveis as cidades daquele país. O plano consiste em substituir todas as buzinas e sirenes dos veículos automóveis pelo som de flautas ou de uma sitar, um instrumento da família do alaúde e símbolo da música indiana.

A ideia parece descabida, mas Gadkari é conhecido pelas reformas disruptivas que já conseguiu implementar. Em 2017, por exemplo, proibiu o uso das luzes vermelhas de emergência no tejadilho dos carros de ministros, políticos e burocratas. Até então, esse era um privilégio indicador de status social no país.

Agora, o seu novo alvo são as buzinas dos carros e motos. Segundo o The Hindu, o principal jornal indiano, a ideia surgiu após uma manhã de ioga perturbada pelo som caótico do trânsito.

“Um artista compôs uma versão de Akashwani, e estava a tocar de manhã. Estou a pensar usar essa melodia nas ambulâncias para que as pessoas se sintam mais agradadas”, disse Gadkari.

“Em breve, penso fazer uma lei para que todas as buzinas tenham sons de instrumentos indianos e se tornem mais agradáveis ao ouvido. Flauta, tabla, violino…”, acrescentou.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados