Gelo no para-brisas: 3 dicas para resolver…e seguir viagem

iStock 859675132
Gelo no pára-brisas. Tudo se resolve…

As baixas temperaturas que que se têm verificado no nosso país, sobretudo nas regiões de maior altitude, tem trazido alguns problemas que os automobilistas portugueses não estão habituados a lidar: o gelo do para-brisas é um deles.

É verdade, o frio está aí e com ele algumas surpresas desagradáveis. Mas o importante é manter a calma, pois tudo se resolve. Aqui, vamos indicar-lhe algumas formas de retirar o gelo acumulado no para-brisas do seu automóvel de maneira rápida e relativamente simples.

1. Use o sistema de aquecimento do seu carro

  • Sim. Em primeiro lugar use o sistema de aquecimento do habitáculo do seu automóvel. É a melhor forma de ajudar a retirar gelo do para-brisas, de forma rápida e segura. Ligue o motor e regule o sistema de ar condicionado, ou ventilação, para produzir calor e dirija-o para o para-brisas.
  • O ar quente no interior do veículo irá ajudar a derreter e soltar o gelo do para-brisas. Se for muito pouco gelo poderá ser suficiente para, em pouco tempo, começar a desaparecer.

2. Intervenções diretas no gelo do para-brisas

  • Se o gelo for mais compacto e não derreter facilmente, experimente usar uma mistura composta por um pouco de álcool com água fria, numa relação de um para dois.
  • Coloque a mistura num borrifador e aplique em todos os vidros, repetindo o número de vezes necessárias até que o gelo comece a amolecer.

3. Raspador de gelo é sempre útil

  • Um raspador de gelo é sempre útil e pode fazer a diferença durante o inverno. Caso não tenha um raspador de gelo próprio, use um cartão, tipo de crédito, como alternativa, sempre com cuidado. Não use um cartão laminado, pois não são firmes o suficiente para efetuar a tarefa.
  • As escovas do limpa para-brisas só deverão ser usadas após a remoção do gelo. Não é aconselhável activar a água do limpa-vidros após a limpeza pois, caso a temperatura seja negativa no exterior, irá criar uma nova camada de gelo.
iStock 891956828
Raspador de gelo: um utensílio o muito útil.

E ainda…

  • Levante-se pelo menos 10 minutos mais cedo para ter tempo para preparar o carro. Limpe todas as janelas com um dos métodos aqui indicados.
  • Caso o gelo tenha congelado a fechadura, use um isqueiro para aquecer a chave para que, aos poucos, possa ir descongelando.
  • Planeie a sua viagem por rotas que favoreceram a circulação em estradas principais, pois é mais provável que tenham sido limpas do gelo e neve acumuladas durante a noite.
  • Coloque a segurança antes da pontualidade sempre que as condições atmosféricas sejam más. Faça uma previsão com um tempo extra para as viagens de inverno, mas esteja preparado para a inevitabilidade de estar atrasado para o trabalho devido a problemas inesperados provocados pelas difíceis condições atmosféricas.

 

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
01 ABRIL ACEA FEVEREIRO
Saber Mais

Vendas europeias em queda

Portugal na CEE é uma velha música dos GNR, mas continua atual. Claro que o Brexit é mais…
03 MAIO ACEA VENDAS EUROPEIAS
Saber Mais

Mercado continua a baixar velocidade

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 10,3% em março, para 28 090…