As baixas temperaturas que que se têm verificado no nosso país, sobretudo nas regiões de maior altitude, tem trazido alguns problemas que os automobilistas portugueses não estão habituados a lidar: o gelo do para-brisas é um deles.
É verdade, o frio está aí e com ele algumas surpresas desagradáveis. Mas o importante é manter a calma, pois tudo se resolve. Aqui, vamos indicar-lhe algumas formas de retirar o gelo acumulado no para-brisas do seu automóvel de maneira rápida e relativamente simples.
1. Use o sistema de aquecimento do seu carro
- Sim. Em primeiro lugar use o sistema de aquecimento do habitáculo do seu automóvel. É a melhor forma de ajudar a retirar gelo do para-brisas, de forma rápida e segura. Ligue o motor e regule o sistema de ar condicionado, ou ventilação, para produzir calor e dirija-o para o para-brisas.
- O ar quente no interior do veículo irá ajudar a derreter e soltar o gelo do para-brisas. Se for muito pouco gelo poderá ser suficiente para, em pouco tempo, começar a desaparecer.
2. Intervenções diretas no gelo do para-brisas
- Se o gelo for mais compacto e não derreter facilmente, experimente usar uma mistura composta por um pouco de álcool com água fria, numa relação de um para dois.
- Coloque a mistura num borrifador e aplique em todos os vidros, repetindo o número de vezes necessárias até que o gelo comece a amolecer.
3. Raspador de gelo é sempre útil
- Um raspador de gelo é sempre útil e pode fazer a diferença durante o inverno. Caso não tenha um raspador de gelo próprio, use um cartão, tipo de crédito, como alternativa, sempre com cuidado. Não use um cartão laminado, pois não são firmes o suficiente para efetuar a tarefa.
- As escovas do limpa para-brisas só deverão ser usadas após a remoção do gelo. Não é aconselhável activar a água do limpa-vidros após a limpeza pois, caso a temperatura seja negativa no exterior, irá criar uma nova camada de gelo.
E ainda…
- Levante-se pelo menos 10 minutos mais cedo para ter tempo para preparar o carro. Limpe todas as janelas com um dos métodos aqui indicados.
- Caso o gelo tenha congelado a fechadura, use um isqueiro para aquecer a chave para que, aos poucos, possa ir descongelando.
- Planeie a sua viagem por rotas que favoreceram a circulação em estradas principais, pois é mais provável que tenham sido limpas do gelo e neve acumuladas durante a noite.
- Coloque a segurança antes da pontualidade sempre que as condições atmosféricas sejam más. Faça uma previsão com um tempo extra para as viagens de inverno, mas esteja preparado para a inevitabilidade de estar atrasado para o trabalho devido a problemas inesperados provocados pelas difíceis condições atmosféricas.