Autocaravanas são a solução mais procurada para as férias de verão

autocaravanas

O recurso a autocaravanas no período de férias é já uma tendência há vários anos. Mas foi em 2020, durante a pandemia, que houve um aumento significativo da procura. E esta não é uma moda passageira. Um ano depois, o “carro-casa” continua a ser a preferência dos portugueses. 

O Covid-19 veio mudar tudo, até mesmo a forma como viajamos e passamos férias. Antes preferíamos os destinos mais movimentados, mas agora preferimos a serenidade da natureza. E, se esta foi uma notícia negativa para a generalidade do setor turístico, houve segmentos que saíram a ganhar, por exemplo o segmento das autocaravanas.

Segundo a Yescapa, o ‘Airbnb das auto- caravanas’, entre maio e agosto de 2020, houve cerca de 3000 reservas confirmadas. Logo no início do verão, a empresa viu a sua frota já ocupada na sua totalidade, não conseguindo fazer face à procura.  Graças aos clientes portugueses, a Yescapa registou um aumento de 57% face ao período homólogo de 2019. No entanto, não foi a única. Também a IndieCampers, a EasyCamp e a Hertz Portugal testemunharam um cenário de crescimento incomparável.

“Preferimos falar de 2020 como um ano de adaptação e de descoberta para todos. Para os viajantes, as palavras segurança e distanciamento social foi o que os motivou a recorrerem aos nossos serviços”, explica Maria Liquito, responsável da Yescapa Portugal.

Embora haja falta de turistas estrangeiros, as empresas de aluguer de autocaravanas afirmam estar confiantes em relação ao verão de 2021.

Férias em Autocaravanas

Se pensa que o Autocaravanismo é uma questão de idade, está enganado. Segundo as empresas, a procura é feita por indivíduos entre os 30 e os 50 anos, sendo 64% das viagens feitas em família, seguida por férias em casal e amigos. Em 2020, a pandemia fez despertar o interesse do autocaravanismo, mesmo em pessoas que não se imaginavam a experimentar uma autocaravana. Hoje, muitas delas são fãs desta nova forma de slow tourism.

iStock 1173539457“O autocaravanismo não é uma moda, é um estilo de vida, que pode ser conciliado com as férias tradicionais.”

Visacar

Por isso, se ainda não experimentou, talvez esta seja a altura ideal para o fazer. Contudo, tenha em atenção às novas regras do código da estrada.

1 Shares:
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados