4 técnicas de condução em estradas com gelo

iStock 910460770
Prepare o seu carro para o inverno e aprenda a conduzir numa situação em que sentir gelo na estrada…

Um dos principais perigos de conduzir no inverno é o gelo. Nos meses mais frios, como os que estamos a viver, o carro pode deslizar porque perdeu a aderência. Por isso, é importante saber o que fazer se encontrarmos placas de gelo quando conduzimos os nossos carros.

Estas técnicas de condução podem ser úteis perante uma situação de condução com gelo na estrada. Ora tome nota:

1. Circule com as mudanças mais baixas: ao conduzir sobre gelo, é importante evitar excesso de potência que pode provocar perda de aderência.

2. Conduza com suavidade: se quer manter o controlo do veículo, nada de guinadas ou travagens bruscas. Se não o conseguiu evitar, deixe que o carro deslize com suavidade, sem acelerar nem travar, até que recupere a aderência. Tudo de forma suave e nunca brusca.

3. Não siga as marcas de outros carros: conduzir em cima das marcas de outros carros não é uma boa ideia. Isto porque nestas zonas há tendência a acumular água, que com o frio se transforma em mais gelo. Também deve evitar, na medida do possível, as zonas mais sombrias da estrada, onde costuma haver mais placas de gelo.

4. Aumente a distância de segurança: a perda de aderência que provoca a geada incrementa a distância de travagem. Por isso, é necessário ter atenção especial à segurança e deixar mais metros entre o nosso carro e o que nos precede.

Prepare o seu carro ao inverno: leve-o à sua oficina de confiança para que verifiquem se tudo funciona de forma correta e os níveis de fluidos estão ‘OK’. Considere ainda utilizar pneus de inverno para atenuar a perda de aderência.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
17 JANEIRO PEUGEOT 2008
Saber Mais

Novo Peugeot 2008 já em Portugal

A segunda geração do SUV urbano Peugeot 2008 já tem aberto o livro de encomendas em Portugal. “Vestido”…