O futuro, agora: Zoox, a nova aposta da Amazon

Zoox Autonomous Vehicle Studio Side Female Entering Vehicle
Zoox: eléctrico e autonomo.

Adquirida no passado mês de julho, a Zoox é o novo investimento da Amazon que aposta no transporte autónomo elétrico com base numa app.

Fundada em 2014, a empresa aposta numa experiência segura e amiga do ambiente onde os seus veículos recorrem às tecnologias mais avançadas, dispensando assim o recurso a qualquer condutor. Os utilizadores do serviço terão uma experiência personalizada onde a empresa pode operar o veículo de forma manual e poderão comunicar em tempo real com operadores.

16 horas de autonomia e muita segurança

Os veículos Zoox são compostos por uma carroçaria de quatro lugares com cadeias cinemáticas, motores em cada extremidade, um conjunto de câmaras com um campo de visão de 270º, sensores em pontos estratégicos para o auxílio na navegação e uma autonomia de 16h alcançada com apenas um carregamento.
Os seus veículos alcançam os 120km/h e a zoom investe num sistema de segurança moderno composto por airbags que formam casulos em torno dos utilizadores em caso de acidente, algo que afirma ser “improvável”.

Primeiro nos EUA

O projeto não deverá arrancar em 2021, no entanto já tem planos para começar em cidades como São Francisco e Las Vegas, tendo também planos para se expandir para além dos EUA. As suas instalações localizadas em Fremont, na Califórnia, já iniciaram a fase de produção com uma capacidade anual de produção entre 10.000 e 15.000 veículos.
Apesar de ainda não terem sido divulgados valores do serviço, a empresa garante que os mesmos serão competitivos e acessíveis em relação aos seus principais concorrentes que incluem a Uber technologies e a Lyft.

1 Shares:
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
27 DEZEMBRO UBER SEGURANÇA
Saber Mais

Uber XL chega à Madeira

O novo serviço Uber XL já está disponível no Funchal, capital do arquipélago da Ilha da Madeira. O…
17 JANEIRO PEUGEOT 2008
Saber Mais

Novo Peugeot 2008 já em Portugal

A segunda geração do SUV urbano Peugeot 2008 já tem aberto o livro de encomendas em Portugal. “Vestido”…
OPEL VIVARO E
Saber Mais

Opel Vivaro-e: Encomendas no verão

A Opel vai abrir as encomendas do furgão elétrico Vivaro-e já no próximo verão. As primeiras entregas estão…