Grupo PSA: nova plataforma para elétricos

PSA PLATAFORMA

O grupo PSA não foi dos primeiros construtores de “apaixonar-se” pela mobilidade elétrica, mas está agora a “apetrechar-se” para seguir no pelotão da frente. Os veículos dos segmentos C e D, que vão das berlinas até aos SUV, e que serão lançados a partir de 2023, em diferentes regiões do mundo, disporão da nova plataforma elétrica eVMP (electric Vehicle Modular Platform).

A plataforma eVMP terá uma capacidade de energia embarcada de 60 a 100 kWh e uma arquitetura que permitirá explorar, na íntegra, o espaço no piso inferior das viaturas para o alojamento da bateria. Ao conseguir armazenar 50 kWh por metro disponível entre os eixos, esta plataforma garantirá, de acordo com a PSA, uma autonomia 100% elétrica entre os 400 km e os 650 km (ciclo WLTP), dependendo do tipo de carroçaria do modelo a que for associada. O grupo liderado pelo português Carlos Tavares admite que, além da solução 100% elétrica, em alguns mercados a plataforma pode ser associada a variantes híbridas.

Inovação e eficiência

O Grupo PSA juntará, até 2025, duas plataformas 100% eletrificadas a duas plataformas multienergias para acompanhar o desenvolvimento da mobilidade elétrica. “Com esta plataforma eVMP, o Groupe PSA dá uma nova demonstração da sua capacidade de inovação, desenvolvendo para os seus clientes tecnologias líderes e acessíveis, graças a um desenvolvimento que reduziu, consideravelmente, os gastos em investigação, desenvolvimento e nos investimentos industriais. Esta plataforma mundial permitirá propor veículos que respeitam perfeitamente o meio ambiente, que respondam à evolução das expectativas dos nossos clientes, e que garantam o prazer de conduzir e a segurança a bordo, valores que hoje sustentam a reputação do grupo em todo o mundo”, aforma Nicolas Morel, diretor de investigação e desenvolvimento do Grupo PSA.

 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Saber Mais

Mercedes lança novo Classe S

Espaço, requinte e tecnologia. Não fosse o porta-estandarte da Mercedes a nova geração é rica nestes três atributos.…