Citroën C5X: o automóvel 3 em 1 para 2022

Citroën C5X automóvel
(Fotos: Citroën Newsroom)

Está indeciso sobre qual será o seu próximo carro? Não sabe se escolhe um SUV, uma berlina ou uma carrinha? Tudo bem. A Citroën construiu o automóvel certo para si – o Citroën C5X. Um modelo elegante, confortável e com elevada performance. 

Na Citroën já quase não há automóveis com formatos tradicionais e a chegada do C5X, o novo topo de gama com carroçaria “híbrida”, é a prova disso.

Este modelo marca o regresso de um topo de gama do segmento D para a marca francesa, mas com uma distância do solo um pouco maior, portão traseiro alongado e, sobretudo, posição de assentos mais elevada do que nas berlinas tradicionais.

Em suma, o C5X é um cruzamento de genes de SUV, carrinha e crossover, com aptidões de todo o terreno.

Citroën C5X = Conforto + Tecnológica – Diesel

Utilizando a plataforma (EMP2) do C5 Aircross, mas alongada, o Citroën C5X promete conforto de rolamento e um amplo espaço no interior. A distância entre eixos é de 2,785 m.

A suspensão utiliza os conhecidos batentes hidráulicos progressivos de série em todas as versões. a Exceção é versão híbrida plug-in, que conta com uma resposta de amortecimento variável. Assim, torna-se possível adaptar o comportamento do C5X ao tipo de estrada.

Quanto ao conforto acústico, a Citroën incorporou a solução habitual dos fabricantes premium. Ou seja, um vidro laminado no para-brisas e no óculo traseiro.

Citroën C5X automóvel

A bagageira, com 545 litros de capacidade, confirma a vocação familiar do Citroën C5X. O modelo está apto para um vão de carga até os 1640 litros. O que permite transportar, por exemplo, uma prancha de surf ou outros equipamentos volumosos.

No infotainment, a novidade é a interface, que conta com uma conectividade reforçada e um novo ecrã tátil de 12”.

O sistema operativo terá ainda reconhecimento vocal e um novo head-up display de grandes dimensões projetado no para-brisas. Para além disso, existirão algumas funções em realidade aumentada.

Citroën C5X automóvel

Este híbrido plug-in de 225 cv combina o motor a gasolina de 1.6 litros e 180 cv com um motor elétrico dianteiro de 109 cv.

Para além disso, tem mais de 50 km em modo 100% elétrico, consumos na ordem de 1,5 l/100 km, velocidade máxima próxima dos 225 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos.

Existirão ainda outras motorizações apenas de combustão. Por exemplo, esse mesmo bloco 1.6 PureTech de 180 cv (a solo, sem motor elétrico), ou o menos potente 1.2 PureTech de 130 cv.

As vendas do novo Citroën C5 X começam no outono e os preços variam entre os 32 000 e os 35 000 euros.

“A procura pelos motores a gasóleo está a cair a pique em todos os segmentos. Uma vez que, o C5X tem uma maioritária componente de vendas para empresas, a motorização híbrida plug-in torna-se mais atrativa. Além disso, o Custo Total de Propriedade é inferior.”

Vincent Cobée, CEO da Citroën.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Doblò Fiorino
Saber Mais

Fiat lança novos Doblò e Fiorino

Várias fabricantes automóveis têm feito upgrades dos seus modelos de sucesso, e a Fiat não é exceção. Segundo…
Saber Mais

Mercedes lança novo Classe S

Espaço, requinte e tecnologia. Não fosse o porta-estandarte da Mercedes a nova geração é rica nestes três atributos.…