CES 2021: As últimas novidades na mobilidade

Cadillac, Intel, Mercedes-Benz e Sony apresentaram novos projetos na CES
O Consumer Eletronics Show, este ano teve lugar online.

No passado mês de Janeiro, decorreu um dos eventos de tecnologia mais esperados do ano- o Consumer Eletronics Show (CES). Adaptada aos constrangimentos decorrentes da pandemia, a feira de tecnologia de Las Vegas teve lugar online e foi, uma vez mais, o palco para a apresentação de projetos inovadores na área da mobilidade.

Entre as grandes atrações deste ano encontram-se o Cadillac eVtol da General Motors, o Vision-S da Sony, o autopiloto da Intel e o painel gigante da Mercedes-Benz.

1. Cadillac eVtol (Electric Vertical Take-off and Landing)

O “carro voador” da General Motors, o Cadillac eVtol, representa o futuro da mobilidade autónoma.
Com uma estrutura ultraleve que recorre a quatro rotores alimentados por um motor elétrico GM Ultium de 90Kwh, promete alcançar a velocidade de 90 km/h. Segundo a marca, este motor é também a fonte de alimentação para os sistemas de comunicação do Cadillac.

Veja acima o vídeo publicado pela Volty-The EV Channel e conheça também o Cadillac Halo. Para ver a apresentação completa da General Motor clique aqui.

2.Vision-S

O automóvel Vision- S, da Sony, foi apresentado pela primeira vez na CES 2020, como protótipo, onde foi possível explorar todo o interior do automóvel. Após um ano de vários testes de desenvolvimento e desempenho realizados na Ásia, a Sony anunciou, este ano, que o Vision-S foi aprimorado e já está a ser testado nas estradas europeias. Ainda não sabemos quando será o lançamento, mas tudo indica que será para breve.

Conheça todas as novidades da Sony, para este ano, e assista acima ao test-drive do Sony Vision-S nas estradas austríacas.

3.Autopiloto da Intel

Já não é novidade que a Intel está empenhada em levar a condução autónoma a outro nível. Este ano, a marca apresentou um novo autopiloto desenvolvido pela Mobileye que, segundo a marca, estará acessível ao público a partir de 2025.

Este sistema de condução autónoma consiste no mapeamento, em alta definição, de todos os intervenientes na via pública, para garantir a máxima segurança dos passageiros. Ao invés da concorrência, o sistema da Intel não será assente em dados, mas sim na visão direta. É graças à utilização de cameras, que se tornará possível agregar radares e sistemas LiDAR, por forma a garantir a autonomia na condução. A empresa prevê que apenas um radar LiDAR conseguirá mapear a viatura a 360º. Saiba mais no vídeo acima, publicado pela CNET Highlights.

4.MBUX Hyperscreen

O novo painel da Mercedes é a maior, e mais inteligente, interface criada pela marca, até à data. Tem 141 cm de comprimento, 3 monitores agrupados e um sistema operativo que se adapta ao usuário, fazendo sugestões personalizadas de entretenimento, conforto e desempenho do automóvel.

“O ponto forte [do MBUX Hyperscreen] é a sua rede inteligente que, com por base um software inteligente e adaptável, é capaz de agregar todos os sistemas. Isso é o que o torna o cérebro do carro. Ele está conectado com todas as componentes do veículo e comunica com elas.”, refere Sajjad Khan, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz.

Segundo a marca, este painel fará parte do novo automóvel elétrico da Mercedes-Benz, o sedan EQS, que estará à venda a partir de 2022. Assista acima à apresentação completa.

Por agora, estas são as novidades que temos para si, mas para o ano há mais.  Se a pandemia o permitir, a feira de tecnologia irá ter lugar em Las Vegas, como já é habitual, entre 5 e 8 de Janeiro de 2022.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados