Bosch vê futuro no diesel

weichai engine

A Bosch está a desenvolver várias tecnologias de motorizações para veículos do transporte rodoviário de mercadorias e não “mata” nenhuma opção. Aliás, embora a propulsão elétrica a bateria e a pilha de combustível estejam no lote de tecnologias em desenvolvimento, o especialista alemão vê um futuro sobretudo diesel.

A Bosch garante que “o motor diesel é o sistema de propulsão dominante nos veículos comerciais e, previsivelmente, continuará a ser a opção preferida no futuro”. Desde a empresa indicam que “nenhum outro motor de combustão é usado de tantas maneiras. As suas vantagens incluem uma elevada eficiência e benefícios económicos associados, bem como um bom desempenho do motor”. De resto, a Bosch e o fabricante chinês de motores Weichai Power aumentaram a eficiência de um motor diesel comercial para 50%, “um verdadeiro marco”, de acordo com as companhias, que indicam que o valor mais elevado até agora para camiões era 46%. “Isso mostra que a Bosch está a melhorar de forma contínua os seus sistemas de propulsão diesel para utilização dentro e fora de estrada”, indica o presidente da divisão Powertrain Solutions da Bosch, Uwe Gackstatter. De referir que a empresa também os aprovou para o uso de combustíveis sintéticos.

Vida útil de 1,6 milhões de km.

Uma característica do novo motor é o sistema modular common-rail da Bosch para veículos comerciais, que atinge uma pressão de injeção de até 2 500 BAR. “O sistema garante abastecimento e injeção eficientes de combustível, é escalonável e pode ser configurado para motores com até oito cilindros”, detalham. Dependendo do segmento, a vida útil pode chegar a 1,6 milhões de km e 15 mil horas em uso fora de estrada.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados