As novas baterias da Tesla carregam em apenas 10 minutos

Tesla tem novas baterias
As novas baterias têm uma autonomia até 250 milhas, são mais acessíveis e garantem um melhor desempenho na condução.

O último progresso tecnológico avançado pela Tesla diz respeito à eficiência das novas baterias produzidas pela fabricante automóvel. Em apenas 10 minutos é possível efetuar o carregamento completo e ter uma autonomia até 250 milhas.

Os cientistas, da Penn State University, que levaram a cabo esta investigação, descobriram que é possível criar uma bateria que carregue mais rápido e dure uma vida inteira, tornando assim os automóveis elétricos mais práticos, mais acessíveis e com melhor desempenho.

“Desenvolvemos uma bateria muito inteligente para os automóveis elétricos do mercado de massas, com paridade de custo em relação aos veículos com motor a combustão. Um automóvel elétrico com esta bateria consegue it dos zero aos 95 Km/h em apenas 3 segundos, com uma performance semelhante a um Porsche. Não existe mais ansiedade em relação à autonomia e esta bateria é acessível.”, afirma Chao-Yang Wang, professor participante na investigação.

Para recarregar, as baterias precisam de aquecer até os 60ºC e, em seguida, arrefecer quando não estiverem a ser usadas. Isto tem vindo a ser um problema no diz respeito à rapidez de carregamento, à autonomia elétrica do automóvel, e à durabilidade das células. Até então, a Tesla utilizava um tubo de arrefecimento à volta das células cilíndricas da bateria para acelerar este processo. Mas com a nova descoberta, este método deixará de ser necessário, pois com a utilização de fosfato de iões de lítio as células da bateria conseguem aquecer e arrefecer,  no seu núcleo interno, num ápice.

Apesar de serem mais pequenas, em comparação com as baterias anteriores da Tesla, estas são capazes de produzir uma maior quantidade de energia, em poucos segundos, e podem ter uma durabilidade até 2 milhões de milhas.

Para saber mais sobre este assunto, consulte o artigo científico publicado no Journal Nature Energy. E caso tenha especial interesse na área da mobilidade elétrica, não deixe de ver os outros artigos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
10 MAIO ACEA RECEITA FISCAL 02 1
Saber Mais

Mercado estagna em abril

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 0,6% em abril, de acordo com…