[rank_math_breadcrumb]

Autocaravana movida a energia solar dá volta à Europa

autocaravana

A Stella Vita, produzida pela empresa holandesa Solar Team Eindhoven, é a primeira autocaravana movida a energia solar. O modelo fez-se à estrada em setembro e até então já percorreu mais de 2 mil quilómetros.

A autocaravana da empresa holandesa recorre aos painéis solares no telhado e é independente das estações de carregamento, sendo capaz de gerar para garantir a sua mobilidade e fornecer todo o conforto em termos de habitação.

Segundo o jornal espanhol “El Economista“, a autocaravana é também espaçosa e confortável. O teto desliza quando o veículo está parado, o que cria mais espaço para cozinhar, dormir ou trabalhar.

Além disso, há painéis solares adicionais que podem ser usados elevando o teto, duplicando a superfície solar. Isto permite-lhe uma autonomia até 730 Km, num dia ensolarado.

Na sua primeira viagem pela Europa, a Stella Vita percorreu quase dois mil quilómetros.  Não foram seguidos, é certo, mas também não precisou parar para abastecer.

Apesar de ser um marco impressionante no setor automóvel, o mais surpreendente é a história dos seus criadores. A Stella Vita foi idealizada por 22 alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e o seu principal objetivo era inspirar as pessoas, o mercado e a sociedade a acelerar a transição para um futuro mais sustentável.

O grupo começou por fazer um brainstorming para o projeto em setembro do ano passado e teve a ideia de Stella Vita em apenas dois meses. Entre novembro de 2020 e março deste ano, projetaram o veículo com o objetivo de torná-lo o mais aerodinâmico e leve possível, ainda que confortável e com um design atrativo.

Foi apenas em julho deste ano que o protótipo Stella Vita acabou de ser construído. Logo depois, conseguiu receber a licença de circulação e em setembro já andava na estrada.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
24 JUNHO LOULE SMART CITY
Saber Mais

Loulé quer ser uma Smart City

Um pouco por todo o país, as câmaras municipais estão a querer dar passos rumo a uma mobilidade…