Apple na corrida pela mobilidade autónoma até 2027

apple e Hyndai juntas na mobilidade elétrica
O Projeto Titan resultará num veículo elétrico e autónomo a lançar pela Apple.

Projeto Titan foi o nome avançado pela marca, que há vários anos tenta entrar no sector automóvel. Depois da Google e da Amazon e agora a vez da Apple apresentar um veículo totalmente elétrico e autónomo…para daqui a 6 anos.

“Os veículos elétricos podem ser uma oportunidade mundial de um trilião de dólares na próxima década. O investimento é pesado mas é um movimento estratégico inteligente para a Apple.” Daniel Ives, analista da Wedbush Securities.

Parceria com a Hyundai

O projeto está em fase de negociação e os pormenores ainda não foram totalmente revelados. Mas, sabe-se que a fabricante sul-coreana Hyundai poderá vir a ser a parceria pela qual a Apple tanto anseia. Uma relação que será importante tanto para o desenvolvimento da produção automóvel, como para a cooperação na construção de  baterias recarregáveis dos veículos.

Segundo a Reuters, as empresas pretendem assinar um acordo já em Março deste ano e existem duas possibilidades para a produção. A primeira diz respeito ao fabrico de 100 mil veículos elétricos até 2024, numa fábrica da Kia, no estado norte-americano da Georgia. A segunda implica um investimento numa fábrica conjunta, tendo em vista a produção de 400 mil unidades por ano.

Existem 5 patentes registadas pela Apple que, segundo a CNN, permitem deduzir como será este automóvel. Luxuoso, altamente automatizado e fácil de utilizar.

1.Painéis de realidade e virtualidade aumentada. Isto permitirá que os passageiros utilizem os seus dispositivos móveis sem sofrer enjoos durante as viagens. O sistema projeta o que o utilizador deseja visualizar, por exemplo um livro ou email, fora do veículo a uma distância que permita ter uma imagem estática sobreposta à paisagem exterior.

2. Reguladores de Temperatura automáticos. Através de sensores existentes dentro e fora do veículo, da temperatura dos acentos e da radiação solar, será possível a adaptação da temperatura ambiente para garantir maior conforto ao passageiro.

3. Sistema de Privacidade com ajuste da tonalidade das janelas. Diga adeus aos óculos de sol dentro do automóvel. Com esta tecnologia a luz do habitáculo é ajustada consoante a luz exterior e as preferências do passageiro, possibilitando um sono tranquilo enquanto viaja. Quanto à privacidade, é possível escurecer as janelas apenas do lado externo do automóvel para que não seja possível ver os passageiros ou objetos dentro do veículo.

4. Sistema de localização simplificado. Através do Sistema de Bluetooth, nunca mais irá se perder nos parques de estacionamento, pois poderá localizar o automóvel através do iphone.

5. Carregamento autónomo. Para que o indivíduo não necessite sair do automóvel para o recarregar, o mecanismo de carregamento será capaz de ajustar a altura do veículo ao carregador de forma a que seja possível encontrar a porta de carregamento sem dificuldade.

Conheça também o Zoox, o projeto de mobilidade autónoma da Amazon.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados