[rank_math_breadcrumb]

2 Marcas, 1 cloud: Volkswagen e Microsoft juntas na inovação

cloud Volkswagen e Microsoft
(Fonte de todas as imagens: Volkswagen Newsroom)

A Volkswagen alia-se à Microsoft no desenvolvimento de sistemas que reforcem a conectividade entre automóveis e condutores. 

Desde 2018, a Volkswagen e a Microsoft trabalham em conjunto no domínio dos sistemas de computadores associados à cloud, tendo em vista a criação de uma plataforma para a troca de dados entre veículos com tecnologia ligada a este instrumento.

Segundo o diretor da Microsoft, Scott Guthrie, o novo plano passa por desenvolver serviços de mobilidade autónoma seguros assentes na inteligência artificial, constituindo o próximo passo na parceria estratégica entre as empresas.

Volkswagen cloud
Dirk Hilgenberg, responsável da nova empresa de software do grupo.

“O nosso objetivo é desenvolver, de forma mais rápida, serviços de mobilidade seguros e confortáveis. A parceria ajudará a reduzir os ciclos de desenvolvimento de meses para semanas”.

Já há vários anos que o software se tornou a área estratégica de atuação da Volkswagen, na corrida pelo fabrico dos automóveis inteligentes do futuro, estando a empresa disposta a investir 27 mil milhões de euros até 2025. No entanto, os valores financeiros da operação com a Microsoft, assim com a duração do novo contrato, ainda não foram tornados públicos.

Sabe-se que, a longo prazo, a Volkswagen pretende se ramificar na mobilidade digital para partilha de boleias, micro mobilidade e alugueres de curto prazo. Todavia, para que isso seja possível, é necessário combinar a sua experiência em sistemas de condução autónoma com a computação Azure, a cloud automobilística da Microsoft, possibilitando o desenvolvimento da Plataforma de Condução Automatizada (ADP).

Segundo a fabricante automóvel, os primeiros testes para criação de uma frota de automóveis autónomos decorrerão ainda este ano, estando prevista para 2022 a produção em série.

cloud Volkswagen e Microsoft

Já desde o ano passado que a marca tem vindo a desenvolver o seu próprio sistema operativo para ligar automóveis através da sua unidade Car Software. Contudo, a condução autónoma revelou necessária a gestão de enormes quantidades de dados para a qual a Volkswagen não estava preparada, precisando assim da tecnologia e expertise da Microsoft. Em comunicado, a empresa admitiu ter reduzindo, de forma considerável, o tempo dos ciclos desenvolvimento, graças a esta parceria.

Estima-se que este software conte com a colaboração de 11 mil especialistas e que, até 2025, esteja desenvolvido a 60%.

De momento, a Microsoft desenvolve também projetos com outras fabricantes automóveis como a General Motors e a Cruise. O seu contributo vai desde o desenvolvimento da condução autónoma em larga escala à disponibilização de sistemas de infotainment.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
Saber Mais

Comerciais Opel eletrificados em 2021

A eletrificação dos veículos comerciais ligeiros está em curso. A Opel revelou o seu plano para eletrificar toda…