Vendas portuguesas terminam 2018 na faixa de desaceleração

10 JAN VENDAS 2018 DESTAQUE

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) aumentou 2,7% em 2018 face ao ano anterior, para um total de 267 596 unidades, apontam os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Desde setembro que as vendas começaram a abrandar, em boa parte em reflexo da passagem das homologações NEDC para WLTP – aliás, em dezembro, o mercado caiu 6,5% face a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 20 217 veículos desta categoria.

Por marcas, a Renault segurou a liderança pelo 21.º ano consecutivo em 2018, seguindo-se Peugeot e Citroën. Fiat e Nissan foram as marcas que mais cresceram entre as do “top” dez nas contas do ano. Em sentido contrário, Volkswagen (- 25,1%) e BMW (- 5%) foram, entre as dez marcas mais vendidas, as que registaram os desempenhos menos animadores.

Por segmentos, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 228 290 unidades no ano que passou, mais 2,8% do que em 2017.

Nos comerciais ligeiros, as vendas acumuladas de 2018 no segmento foram de 39 306 veículos, o que representou um aumento de 2% em relação ao ano anterior.

Quanto aos veículos pesados (passageiros e mercadorias), as vendas situaram-se nas 5617 unidades, menos 2% face a 2017.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
SEAT NOVO LÍDER DAVID GENDRY
Saber Mais

Seat Portugal com novo líder

David Gendry é o novo diretor-geral da Seat Portugal. O executivo francês sucede no cargo a Rodolfo Florit…
24 JULHO RENAULT ZOE
Saber Mais

Renault ZOE chega mais longe

A Renault operou uma renovação ao ZOE, o seu utilitário elétrico. A mais marcante é a autonomia que…
NOVOS SINAIS TRANSITO 2
Saber Mais

Três novos sinais de perigo

A segurança rodoviária, pelo seu impacto social e económico, é um tema que seguimos com muita atenção. Como…