Vendas de automóveis nacionais com ligeiro abrandamento em 2019

14 JANEIRO VENDAS ACAP 2019

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) teve, em 2019, uma descida de 2% em relação ao ano anterior, para um total de 262 253 unidades, indica a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Na análise de dezembro, o mercado cresceu 10,1% face a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 22 265 veículos desta categoria.

Voltando ao acumulado do ano passado, por marcas, a Renault segurou a liderança pelo 21.º ano consecutivo em 2019, seguindo-se Peugeot e Citroën. Seat (+ 17,6%) e Fiat (+ 7,3%) foram as marcas que mais cresceram entre as do “top” dez no período em análise. Em sentido contrário, Volkswagen (- 15,9%) e Opel (- 14%) foram, entre as dez marcas mais vendidas, as que registaram os desempenhos menos animadores.

 

Ligeiros de passageiros melhoram desempenho

Por segmentos, em dezembro foram vendidos em Portugal 17 726 automóveis ligeiros de passageiros, um volume 9,5% superior ao do mês homólogo do ano anterior, segundo a ACAP. No acumulado de 2019, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 223 799 unidades, menos 2% do que no ano anterior.

Nos comerciais ligeiros, no último mês do ano passado venderam-se no nosso país 4539 unidades (+ 12,5%). As vendas acumuladas de 2019 no segmento foram de 38 454 veículos, o que representou um decréscimo de 2,1% em relação ao ano anterior.

Quanto aos veículos pesados (passageiros e mercadorias), verificou-se em dezembro uma quebra de 4,8% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 433 veículos desta categoria. No acumulado de 2019, as vendas situaram-se nas 5575 unidades, menos 1,2% face a 2018.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados