Tudo sobre selos automóveis

selos

Tem dúvidas em relação a quais são os selos que deve colocar no seu para-brisas? Aqui dizemos-lhe quais os obrigatórios, assim como a restante documentação que deve acompanhá-lo na estrada e as multas associadas à falta deles.

Os selos obrigatórios

O único selo que atualmente é obrigatório colocar no para-brisas, é o selo do seu seguro automóvel.

É verdade, o selo da inspeção automóvel e o selo do imposto de circulação já não precisam estar no para-brisas. Mas com tantas alterações nos últimos anos às leis relativas aos selos é difícil saber exatamente quais são obrigatórios.

Desde a entrada em vigor do decreto-lei nº144/2012 que deixou de ser obrigatório ter o selo de inspeção automóvel no vidro do carro, bem como o selo do Imposto Único de Circulação (IUC), devendo mesmo assim ter sempre consigo o comprovativo da inspeção do veículo e do IUC.

Mas atenção! Isto não significa que não tenha de levar consigo os documentos de circulação obrigatórios. Terá de garantir que tem os seguintes documentos no seu veículo, em todas as situações:

  • Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação
  • Carta de Condução
  • Carta verde do seguro automóvel
  • Documento único automóvel
  • Comprovativo da inspeção obrigatória
  • Certificado de seguro automóvel

Mas graças à aplicação Id.gov.pt também já possível às autoridades aceder ao cartão de cidadão e carta de condução a partir do seu smartphone. Saiba como configurá-la, passo-a-passo, aqui.

Onde colocar os selos?

Ainda que estes selos não sejam obrigatórios, pode querer mantê-los no pára-brisas do seu veículo – e isso é uma escolha sua. De qualquer das formas, deverá colocá-los no canto inferior direito do pára-brisas, ao lado do selo do seguro automóvel.

Existe multa por não ter o selo do seguro no vidro?

A resposta é sim. Não colocar este selo, resulta numa contraordenação leve que pode custar-lhe entre 125 a 250 euros.

Há ainda outro risco de obter uma multa: não ter a inspeção do carro feita. Sabia que nesse caso, arrisca-se a uma coima que pode chegar até aos 1250 euros?

Para evitar custos desnecessários, garanta sempre que tem em dia todos estes documentos e que leva consigo os comprovativos do seguro, inspeção e IUC. Não perca dinheiro com coisas que pode evitar e conte sempre com imprevistos!

3 Shares:
2 comments
  1. Informação interessante. Nem sempre nos lembramos de ter a documentação actualizada. Gostava que publicassem mais temas sobre fiscalidade automóvel.
    Obrigado pelo alerta.

  2. My spouse and I stumbled over here different web address and thought I might as well check things
    out. I like what I see so i am just following you. Look forward to looking over your
    web page again.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados