[rank_math_breadcrumb]

Como transportar crianças em segurança no seu automóvel

crianças

Vem aí o regresso às aulas. E, como sabemos que conduzir com crianças no carro é uma das provas mais temidas pelos condutores, deixamos-lhe alguns cuidados especiais que deve ter em conta.  

O código da estrada é explícito: “as crianças com menos de 12 anos de idade, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser transportadas nos bancos traseiros”. No entanto, a regra não se aplica quando a criança tem menos de 3 anos e é transportada com o sistema de retenção virado para a retaguarda e o airbag desligado. Outra exceção prevista é no caso de o carro não dispor de cintos de segurança nos bancos traseiros, ou se se tratar de um automóvel de 2 lugares.

1. Utilize o equipamento de segurança adequado para a crianças

As crianças são seres humanos muito frágeis que requerem cuidados especiais em todas as situações, incluindo em viagens de carro. Utilizar o sistema de retenção infantil adequado à criança e de forma correta é muito importante para garantir a sua segurança em caso de acidente. E, por isso, o seu uso é obrigatório.

2. Guarde um Kit de primeiros socorros no carro

Todos sabemos que as crianças colecionam pequenos hematomas e “arranhões” nos primeiros anos de vida. Para estar prevenido para pequenos acidentes, durante a condução ou não, guarde um Kit de primeiros socorros no carro com alguns itens básicos.  Em caso de acidente, este Kit de primeiros socorros pode ser uma ajuda significativa.

3. Concentre a sua atenção na sua condução

As crianças no carro causam algumas distrações. As birras, o som do telemóvel, dos brinquedos ou dos tablets tendem a dificultar a condução. No entanto, concentre toda a sua atenção na estrada e tente manter um ambiente sereno durante a viagem. Lembre-se que todas as outras questões podem ser resolvidas no final da viagem e que o mais importante é garantir a sua segurança e a das crianças.

4. Descanse o tempo necessário para conduzir em segurança

A sobrecarga da rotina de um bebé e as noites mal dormidas fazem com que os níveis de fadiga dos pais sejam superiores aos dos restantes condutores. O stress e o cansaço podem, por vezes, causar acidentes devido à diminuição de atenção do condutor. Por isso, procure respeitar as suas horas de descanso e, caso se sinta demasiado cansado evite conduzir.

5. Nunca deixe as crianças sozinhas no carro

Esta é uma das regras mais importantes para quem transporta crianças no carro. Todos os anos, crianças perdem a vida dentro dos carros. Este fenómeno acontece, muitas vezes, por distração causada pela rotina e stress acumulado do dia-a-dia. Opte por colocar a bolsa (ou outro objetivo que traz sempre consigo) no banco traseiro para garantir que olha para trás antes de sair do carro.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados