Bruno Ferreira: A importância da transformação digital na gestão de frotas

digital

Numa entrevista ao Diretor de Transformação da LeasePlan Portugal, Bruno Ferreira, ficámos a saber quais os principais desafios face ao “novo normal” e como a empresa de frotas caminha para a digitalização.

Nos últimos anos, a LeasePlan tem vindo a apostar e a investir na digitalização e desenvolvimento dos seus canais digitais. De momento, existem já algumas plataformas disponíveis para os clientes, como a Oficina Fácil, o Portal My Fleet, o My LeasePlan e a Mobile App. Mas vêm aí mais novidades…

Imagem1 e1616676263532
Diretor de Transformação LeasePlan

“A Transformação Digital é muito mais que uma tendência ou a implementação de ferramentas. Obriga a um investimento, a uma transformação na organização, nos seus sistemas, processos e estrutura organizacional.”

Bruno Ferreira

Estratégia digital

Em 2019, o Grupo LeasePlan apresentou a sua estratégia de transformação digital, sendo depois confirmada com o lançamento da NGDA – “Next Generation Digital Architecture”.

Esta estratégia tem duas dimensões: Uma focada na nossa arquitectura aplicacional (NGDA), com uma visão mais interna de substituição das nossas ferramentas e a outra dimensão com um foco claro externo. Ou seja, na experiência de cliente e condutores com base nas “costumer journeys”.

Enquanto a primeira está focada na criação de eficiências internas e na melhoria da qualidade do serviço, cria também as condições para a segunda dimensão. E nesta, permite fornecer aos clientes, condutores e parceiros as ferramentas de self-service que necessitam para interagir de forma natural e eficaz com os serviços.

A conjugação de ambas permitirá aos stakeholders escolher a forma como se querem relacionar com a LeasePlan, sempre com um foco na experiência e satisfação.

No que diz respeito à centralização ou dispersão das diferentes ferramentas, a Leaseplan reforça que todas as decisões serão feitas tendo por base os objectivos das soluções e o impacto na experiência dos stakeholders.

Ou seja, em determinados casos haverá uma integração – com benefícios para os nossos clientes e condutores – mas sempre que fizer sentido do ponto de vista do cliente existir plataformas especificas irão mantê-las. Tendencialmente haverá uma integração, não apenas entre canais, mas com os sistemas internos.

Os objetivos

O objetivo principal  da Leaseplan continua a ser a melhoria da experiência dos clientes, condutores, parceiros, fornecedores e colaboradores. Para tal é necessária a criação de processos mais eficientes, ágeis, com elevado nível de automação, tendo em foco a “experiência do utilizador”.

Para Bruno Ferreira, a transformação digital é um processo melhoria continuo e nenhuma empresa pode parar a sua evolução. Sobretudo, quando pretende competir num mercado onde os consumidores são cada vez mais exigentes e as necessidades se alteram a um ritmo alucinante.

Acrescenta ainda que, apesar de a experiência ser bastante positiva, é essencial continuar a importante ouvir os stakeholders e incorporar os seus feedback no roadmap da empresa.

Deste modo, a gestão da mudança tem de ser vista como uma peça fundamental desta transformação digital. permitindo apoiar as alterações necessárias e facilitando a transição para uma organização mais fluida e melhor preparada para os desafios futuros.

0 Shares:
11 comments
  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as
    though you relied on the video to make your point.
    You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting
    videos to your weblog when you could be giving us something informative to read?

  2. Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for?

    you made blogging look easy. The overall look of your site is fantastic,
    let alone the content!

  3. I don’t even know how I ended up here, but I assumed this post
    used to be great. I do not realize who you’re but definitely you are going to
    a well-known blogger should you are not already.

    Cheers!

  4. Hey I am so thrilled I found your website, I really
    found you by accident, while I was researching on Yahoo for something else,
    Anyways I am here now and would just like to say cheers for
    a fantastic post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the minute but I have bookmarked
    it and also added in your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read more, Please do keep up the awesome work.

  5. Good day I am so thrilled I found your blog page, I really found you by
    error, while I was searching on Yahoo for something else,
    Regardless I am here now and would just like to say many thanks for a remarkable post and a all round interesting
    blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the
    minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read much more, Please do keep up the fantastic work.

  6. This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your great post.
    Also, I’ve shared your web site in my social networks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados