Suzuki “socorre-se” da Toyota para ter eletrificados na Europa

Suzuki Across 7

A Suzuki logrou aumentar a oferta e cumprir os limites de emissões na gama europeia sem ter de desenvolver modelos de raiz através de um acordo com a Toyota para ter oferta híbrida e híbrida plug-in (PHEV) na Europa. Swace e Across são os novos Suzuki com essa tecnologia.

O híbrido é a Suzuki Swace, com base na carrinha Toyota Corolla, e o PHEV o Across, um SUV igual ao RAV-4. A Swace apenas difere da Corolla somente na grelha e óticas frontais e volante, além, obviamente, dos logos da marca. No resto, oferece os mesmos 928 mm entre os bancos traseiros e dianteiros e 596 litros de capacidade na bagageira. A motorização híbrida junta um bloco 1.8 a gasolina de quatro cilindros com 98 cv e um motor elétrico de 72 cv alimentado por uma bateria de 3,6 kWh (a potência conjunta ronda 122 cv). A caixa de velocidades é automática de variação contínua (CVT).

No Suzuki Across as diferenças face ao RAV-4 PHEV são, também, de pormenor, com o volante a ser o elemento que mais se destaca. O sistema de propulsão é composto por uma mecânica atmosférica a gasolina, de 2,5 litros de cilindrada e dois motores elétricos, alojados de forma independente em cada eixo. A potência máxima combinada é de 225 kW (306 cv), o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

O motor térmico tem 185 cv, enquanto o motor elétrico no eixo dianteiro desenvolve 134 kW (182 cv) e o traseiro oferece 40 kW (54 cv). A energia é fornecida aos dois motores elétricos do Across através de uma bateria de iões de lítio com capacidade de 18,1 kWh. O motor elétrico traseiras liga-se de forma automática quando distintos sensores detetam a menor diferença de rotação entre as rodas, para permitir funcionar a tração 4×4. A autonomia totalmente elétrica anunciada pela marca japonesa para o Across é de 75 km (até 135 km/h).

Em Portugal ainda este ano

Os dois modelos têm arranque de comercialização em breve, com chegadas das primeiras unidades a Portugal ainda em 2020. A Suzuki ainda não definiu preços para a Swace, ao contrário do que sucede com o Across. O SUV PHEV apresenta um PVP com campanha de lançamento de €56 822.

0 Shares:
2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
SIVA DIRETOR GERAL RODOLFO SCHMID
Saber Mais

SIVA com novo diretor-geral

Rodolfo Florit Schmid assumiu, a 1 de junho, funções na administração da SIVA, em conjunto com Viktoria Kaufmann-Rieger.…