Covid-19: 3 regras para abastecer em segurança

ABASTECIMENTO AUTOMÓVEL EM PANDEMIA

Com o desanuviamento das medidas de confinamento há mais automobilistas de regresso às estradas e aos postos de abastecimento de combustível. Porque o vírus ainda não foi eliminado, lembre-se destes cuidados na próxima vez que for abastecer o automóvel.

1. Use luvas
Se tiver luvas descartáveis latex, tanto melhor. Se não, a generalidade dos postos de abastecimento disponibiliza luvas de plástico. Assim, a primeira coisa que deve fazer mal sai do automóvel – ou ainda dentro se tiver luvas próprias – é calçar as luvas, evitando tocar nas superfícies do posto, como a mangueira ou indicador do valor ou litros a abastecer. Colocada a proteção, pode proceder ao abastecimento. Feita a operação e fechada a tampa de combustível do veículo, retire as luvas colocando a mão por dentro, isto é, também aqui – sobretudo aqui – evitando tocar no exterior das mesmas. De seguida, coloque as luvas no lixo.

2. Pague com meios contactless
Ao dirigir-se à zona de pagamento, mantenha a distância de segurança face a outros utilizadores – caso haja fila. A máscara é facultativa – mas aconselhável – se o pagamento for efetuado no exterior da loja e indicada caso esse pagamento ocorra no interior do espaço.

O pagamento, tal como as outras compras quotidianas, deve, sempre que possível, ser eletrónico e com cartões contactless ou com recurso a apps de pagamentos, como o MB Way, entre outros exemplos. O numerário, ou dinheiro vivo, pode, claro, ser usado, mas deve evitar-se.

3. Desinfete as mãos
Procure ter sempre um gel desinfetante consigo. Depois de reentrar no carro e ainda antes de ligar o motor ou tocar no volante ou caixa de velocidades, higienize as mãos com o álcool gel.

E já está! Já pode seguir viagem. Sempre que possível, permita a circulação de ar dentro do automóvel, deixando uma ou duas janelas do veículo entreabertas. E repita o uso de álcool gel ou lavagem das mãos com frequência.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados