A fábrica da PSA em Mangualde, de onde saem os modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo, está mais perto de retomar a produção, que interrompeu, devido à pandemia de Covid-19, a 16 de Março.
A PSA de Mangualde ainda não avança uma data concreta para o arranque das operações, mas o grupo afirma-se “pronto para retomar a atividade, graças à implementação de medidas sanitárias reforçadas, partilhadas com a comissão de trabalhadores”.
O grupo indica que o relançamento da atividade será definido “no contexto de diálogo social com a representação dos trabalhadores, tendo em conta a evolução da situação comercial”.
A PSA indica ter desenvolvido um protocolo com “mais de 100 medidas que abrangem todas as atividades” do grupo, a nível industrial, administrativo e de investigação e desenvolvimento”. O protocolo de medidas sanitárias reforçadas do Groupe PSA está “totalmente implementado no Centro de Produção de Mangualde e a sua implementação foi auditada”. Este dispositivo, elaborado com o apoio dos serviços médicos, coloca a unidade de Mangualde num nível muito elevado de proteção dos colaboradores no seu local de trabalho, em conformidade com as normas estabelecidas.
Após visitas de avaliação e verificação no terreno, foi validado e confirmado conjuntamente entre a direção, o serviço de prevenção e a comissão de trabalhadores que todas as medidas definidas no protocolo estão já implementadas. A aplicação e respeito do protocolo permite, segundo o comunicado da PSA, retomar a atividade de forma gradual “para assegurar a continuidade do centro de produção”.