Produção automóvel portuguesa continua em alta

3 DEZEMBRO PRODUÇAO ACAP AUTOEUROPA

As fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram, em outubro, um total de 31 839 veículos (ligeiros e pesados), adianta a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Trata-se de uma subida de 14,7% face a igual mês de 2018.

Quanto ao total produzido nos dez meses de 2019, registou-se um crescimento de 17,2%, correspondendo a 290 227 unidades fabricadas. A informação estatística relativa ao acumulado do ano confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo. A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,5% – com Alemanha (23,8%), França (15,3%), Itália (13,2%) e Espanha (10,9%) no topo do ranking.

 

Autoeuropa em destaque

A Volkswagen Autoeuropa é, sem surpresa, a mais importante das fábricas instaladas em Portugal em termos de volume de produção. A unidade de Palmela produziu, de janeiro a outubro, 216 247 unidades. Esse volume, 17% superior ao registado no período homólogo do ano passado, representa 91,3% dos ligeiros de passageiros e 74,5% de toda a produção automóvel lusa, segundo a ACAP.

Os dados mais recentes da fábrica revelam que superou, a 13 de novembro, o volume de produção do ano passado (223 200 unidades), o que significa que as contas de 2019 vão ser de crescimento. A unidade produz os Volkswagen T-Roc e Sharan, bem como o Seat Alhambra, e planeia terminar o ano com mais de 254 mil unidades produzidas. Isto coloca-a como a quinta maior entre as 16 fábricas de veículos de passageiros da marca Volkswagen (exceto China) em termos de produção anual.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
1 NOVEMBRO PSA FCA FUSAO
Saber Mais

Fusão PSA e FCA é oficial

A PSA (dona de Peugeot, Citroën, DS e Opel) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) confirmaram que chegaram…