Portugal no “top” dez elétrico mundial

3 SETEMBRO MERCADO MUNDIAL ELETRICOS

Portugal está no “top” dez dos mercados mundiais analisados pela consultora Jato Dynamics em termos de quota.

Os veículos a bateria representaram, no primeiro semestre do ano, 2,7% do total do mercado nacional, o que coloca o nosso país no sexto lugar em termos de quota. O ranking é liderado pela Noruega, onde uns impressionantes 37,1% dos automóveis novos vendidos até junho eram elétricos, seguida da Holanda (6,5%) e Suécia (4,8%). O “top” dez mundial elencado pela consultora é fechado pela Dinamarca (quota de 1,7%).

Em termos absolutos, o cenário é, sem surpresa, diferente e o ranking dos dez maiores mercados é liderado pela China (quarto em termos de quota, com 4%), que matriculou 430 700 veículos a bateria (+ 111%) na primeira metade de 2019, com os 116 200 veículos (+ 87%) matriculados nos EUA, segundo mercado por volume, a ficarem distantes. A Noruega, com 36 300 unidades (+ 74%), fecha o pódio. O “top” dez é encerrado pelo Japão, com 11 mil veículos (- 27%) a bateria saídos dos stands até ao fim de junho.

 

Mercado cresceu 92%, mas ainda é residual

Durante os primeiros seis meses de 2019, as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 92%, para 765 mil nos 41 mercados analisados pela Jato Dynamics (a consultora extrapola para 780 mil unidades o total mundial absoluto).

A consultora salienta, porém, que a tecnologia ainda enfrenta fortes desafios. Ainda são caros (mesmo na China), a infraestrutura ainda não está pronta e ainda há preocupações sobre a autonomia das baterias. “Isso explica por que ainda são um segmento de nicho em todo o mundo”, indicam desde a Jato Dynamics. Com efeito, apesar de haver incentivos à compra em vários mercados, a quota dos automóveis elétricos à escala global ficou-se, no primeiro semestre, por 1,7%.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
27 DEZEMBRO UBER SEGURANÇA
Saber Mais

Uber XL chega à Madeira

O novo serviço Uber XL já está disponível no Funchal, capital do arquipélago da Ilha da Madeira. O…