Miio: 1ª app para o carregamento elétrico do seu automóvel

postos de carregamento miio
A Miio já conta com milhares de utilizadores em território nacional e cerca de 12 trabalhadores.

A Miio é uma aplicação portuguesa gratuita que lhe permite fazer o carregamento nas mais de 1400 estações da rede Mobi.E, sem precisar de ter consigo um cartão físico de um comercializador.

Miio

miio: postos de carregamento elétrico“Estamos cansados de uma mobilidade elétrica complexa. Queremos promover a simplicidade da mobilidade elétrica”, afirma Daniela Simões, cofundadora da Miio.

Esta nova aplicação foi desenvolvida por três estudantes da universidade de Aveiro, fundadores da startup comercializadora para a mobilidade elétrica Muvext. Surgida em Maio de 2019, a “Miio”já conta com milhares de utilizadores em território nacional e cerca de 12 trabalhadores.

Numa primeira fase, a “Miio” teve como intuito colmatar a necessidade que os condutores têm em saber, de antemão, qual o valor de carregamento na rede pública. Contudo, à medida que a adesão foi aumentando, foram sendo adicionadas outras funcionalidades capazes de descomplicar a mobilidade elétrica.

De momento, a aplicação possibilita a localização dos postos de carregamento; a consulta da potência referente a cada posto; a disponibilidade de utilização; o cálculo do preço de carregamento; a comparação de preços; o planeamento de rotas; e a criação de um cartão virtual que autoriza o carregamento na via pública. A aplicação dá-lhe ainda a oportunidade de receber notificações com as alterações na rede, em tempo real.

“Esta inovação é uma necessidade há muito sentida pelo crescente número de utilizadores”, destaca Luís Barroso, líder da gestora da rede Mobi.E.

Para usufruir da comodidade na mobilidade elétrica, basta descarregar a aplicação para o seu smartphone, Android ou iOS, indicar qual o veículo que conduz, selecionar a opção “cartão Charge&Pay” e responder como costuma carregar o automóvel na via pública. Depois ser-lhe-á dado a escolher as tarifas bi-horária diária ou semanal, ajudando-o a escolher o plano de energia mais vantajoso. Após este procedimento, que demora cerca de 5 minutos, estará apto a utilizar as mais de 1.400 estações da rede Mobi.E.

Novos Postos de Carregamento

Segundo a Reuters, os fabricantes do setor automóvel pediram, em conjunto com associações de consumidores e transportes sustentáveis, à União Europeia para estabelecer metas de um milhão de postos de carregamentos públicos de veículos elétricos até 2024 e três milhões até 2029. Segundo os dados da indústria, em 2020 existiam apenas 224.538 postos públicos por toda a Europa, 3.000 deles em Portugal.

Na ótica de Oliver Zipse, presidente da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis) e Chairman da BMW, a Comissão Europeia tem de  tomar uma atitude e definir objetivos vinculativos para impulsionar a infraestrutura nos estados membros, caso contrário até as metas de redução de emissões ficam em risco.

Caso estas metas sejam aprovadas, podemos esperar, em Portugal, um aumento superior a 700% no número de tomadas de acesso público. Estima-se que, em 2024, existam cerca de 22.762 pontos de carregamento.

0 Shares:
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
13 JUNHO ACAP VENDAS MAIO
Saber Mais

Mercado cai em maio

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 3,4% em maio, de acordo com…
03 MAIO ACEA VENDAS EUROPEIAS
Saber Mais

Mercado trava em fevereiro

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 9% em fevereiro, segundo os dados…