Lexus: potenciar experiência híbrida

LEXUS ELETRIFICAÇÃO EXPERIÊNCIA HÍBRIDA

A Lexus pretende potenciar a experiência que tem no desenvolvimento de automóveis híbridos puros na quota de mercado premium em Portugal. Em 2020, a marca de luxo da Toyota, assinala 30 anos de existência.

A meta da Lexus Portugal, mesmo que não quantificada em termos precisos, já que o período de pandemia de Covid-19 não facilita previsões, foi avançada pelo diretor de comunicação das marcas Toyota e Lexus em Portugal, Victor Marques, numa conferência de imprensa realizada à distância a que a Drive LeasePlan assistiu. “A Lexus antecipou em 15 anos a necessidade da sociedade e criou uma tecnologia com um impacto muito positivo sobre o ser humano e o ambiente e massificou a eletrificação no segmento premium. Hoje, muitas outras marcas trabalham em tecnologias que a Lexus aperfeiçoou durante décadas. E tudo começou há 25 anos com a Toyota a desenvolver um novo modelo, que deu origem ao primeiro automóvel Full Hybrid, o Prius”, referiu o mesmo Victor Marques. “São 15 anos a oferecer algo que contribui para um mundo melhor, uma antecipação que nos permite encarar o futuro com otimismo. A tecnologia Self Charging Hybrid oferece, hoje, uma solução amiga do ambiente, eficiente e acessível, que não altera o estilo de vida dos clientes premium”, acrescentou a mesma fonte

Híbridos são 99% das vendas nacionais

A gama nacional da Lexus, que conta com 10 modelos está equipada com tecnologia híbrida. “É a mais ampla gama de modelos híbridos do mercado”, refere Victor Marques. Assim, 99% dos Lexus vendidos em Portugal são Full Hybrid. “Quando algumas marcas premium começam a eletrificar e comunicam planos de mobilidade ecológica para cumprir níveis de emissões impostos, a Lexus foi pioneira e procurou sempre antecipar-se e encontrar uma solução amiga do ambiente. Na Europa, os híbridos representam 67% das vendas, com um volume de aproximadamente 60 mil unidades. Se considerarmos apenas a Europa central e ocidental, a percentagem passa para os 95%, muito próximo da realidade em Portugal”.

95% das baterias recicladas na Europa

Uma área onde a indústria tem de evoluir é no tratamento das baterias dos veículos eletrificados em fim de vida. O grupo japonês garante, porém, estar a fazer o trabalho de casa. “Mais de 95% das baterias de todos os Lexus híbridos vendidos na Europa são recuperadas e recicladas. A Lexus é pioneira na reciclagem de baterias de hidretos metálicos de níquel e recicla vários metais raros utilizados nos motores elétricos”, informa o diretor de comunicação das marcas Toyota e Lexus em Portugal.

Até 50% em modo elétrico

O porta-voz da marca no nosso país realça a possibilidade que a tecnologia oferece de circular até 50% do tempo com zero emissões, sem alterar o estilo de vida dos clientes (recorde-se que os híbridos não são recarregáveis). A mesma fonte dá como exemplo o programa Drive Eco, que a marca premium do grupo japonês implementou em território nacional em 2019. Esta consistiu na monitorização dos 1311 test-drive aos veículos de cortesia dos concessionários Lexus em Portugal. “Estes condutores realizaram mais de 100 mil km e circularam 53% do tempo e 33% da distância em modo elétrico, sem motor a combustão e sem emissões”.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
CANTAR TAXI SLIDER 1
Saber Mais

Mercado automóvel europeu estagna

Estagnação foi a palavra de ordem do mercado europeu de automóveis ligeiros de passageiros em maio, de acordo…