Novo Kia Sorento dá espaço a mais tecnologia

KIA SUV SORENTO TECNOLOGIA

A quarta geração do Kia Sorento foi dada a conhecer pela marca. O SUV Sorento, que tem chegada prevista a Portugal para o terceiro trimestre do ano, está maior e oferece mais tecnologia a bordo.

O modelo assinala também a estreia da plataforma de nova geração desenvolvida pela Kia para os seus SUV médios. O modelo está 10 mm maior do que o antecessor (para 4810 mm), embora com vãos dianteiros e traseiros mais curtos. O comprimento adicional encontra-se na distância entre eixos (fruto da nova plataforma utilizada), que aumentou 35 mm, para os 2825 mm. Este fator altera subtilmente o aspeto do Sorento, fazendo-o parecer mais comprido e “mais rápido” apesar de ser 10 mm mais alto do que o anterior.

O habitáculo está organizado em redor de dois mostradores digitais gémeos que dominam o tablier. O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, é complementado por um ecrã tátil de 10,25 polegadas para os sistemas de infotainment e navegação, situado no centro do tablier.

O SUV oferece um espaço generoso para sete passageiros, bem como uma das maiores capacidades de carga da sua classe, de até 821 litros (modelos de sete lugares) ou 910 litros (modelos de cinco lugares), consoante a especificação. Nos modelos de sete lugares (com todos os bancos colocados), o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 187 litros nas versões diesel e 179 litros nos híbridos.

 

Estreia híbrida

O novo SUV da Kia será disponibilizado com propulsão híbrida (que assim se estreia na gama Sorento), oferecendo futuramente a escolha entre uma versão híbrida e outra híbrida plug-in (esta ainda em 2020).

O Sorento Hybrid está equipado com o novo grupo motopropulsor “Smartstream”, que conjuga um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. O sistema tem uma potência conjunta de 230 cv e 350 Nm de binário. A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de seis velocidades.

O modelo será ainda proposto com um novo motor diesel 2.2 “Smartstream” de 202 cv. Este bloco de alumínio substitui o motor de ferro fundido do seu antecessor e é 19,5 kg mais leve. Esta motorização é combinada com a igualmente nova transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades (8DCT).

Outra das novidades da quarta geração do Kia Sorento é a sua melhor capacidade em todo-o-terreno. Em combinação com o opcional sistema de tração integral, o “Terrain Mode”torna este modelo mais eficiente em pisos de lama, neve e areia.

 

Três milhões já vendidas

O Sorento chega com a fasquia elevada. O SUV de grandes dimensões já vendeu mais de três milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. Destas, cerca de 300 mil foram adquiridas na Europa.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados