8 Passos úteis para higienizar o seu carro

24 marco desinfectar

Devido ao surto global de COVID-19, a higiene pessoal e dos espaços onde habitamos passou a ser uma prioridade absoluta. O vírus tem um período de incubação de aproximadamente duas semanas, e a investigação científica sugere que este possa permanecer em diversas superfícies por um longo período de tempo.

Tendo isso em conta, é importante manter as nossas áreas de trabalho, espaços domésticos, bem como os nossos carros bem limpos. Só assim será possível reduzir as hipóteses de contrairmos o coronavírus e só assim podermos contribuir para interromper eventuais cadeias de contaminação. Ainda que os nossos carros sejam um espaço pessoal, desenvolvemos 8 dicas muito úteis e que podem fazer a diferença. Coloque-as em prática hoje mesmo!

 

Passo 1: Comece por se proteger

Antes de começar a limpar o seu carro é importante que esteja equipado com a proteção adequada. Use um par de luvas de qualidade e, uma vez que existirão partículas de pó no ar, é boa ideia utilizar também uma máscara. Aplique uma dose generosa de álcool em gel nas mãos antes de calçar as luvas para criar uma camada extra de proteção. Apesar de habitualmente ser mais confortável utilizar calções e uma t-shirt para lavar o seu carro, recomendamos agora que vista calças e uma camisola de manga comprida, de modo a limitar a superfície de contacto da sua pele.

 

Passo 2: Uma limpeza geral

Comece a limpeza ao seu carro como normalmente faria. Retire os tapetes e sacuda-os, aspire-os bem, assim como todos os cantos e os assentos do carro. Lembre-se de tirar o pó do aspirador de forma adequada. Coloque-o num saco de plástico, feche-o e deite no contentor do lixo. Não deixe na via pública, pois alguém poderá, acidentalmente, entrar em contacto com esse saco.

 

Passo 3: A lavagem

Encha um recipiente largo com água e o detergente da sua preferência, misturando bem. Ensaboe os tapetes com essa mistura. Se tiver outros tecidos que sejam removíveis, lave-os também. Deixe-os de molho durante 30 minutos, antes de os retirar e colocar a secar.

 

Passo 4: Esfregue bem

Prepare uma mistura de sabão e água para utilizar nos tecidos não-removíveis do carro. Mergulhe uma esponja nessa mistura, retire o excesso e esfregue nos assentos, nas portas e nos descansos para os braços. Certifique-se de que chega a todos os recantos. Repita o processo no teto do seu carro.

 

Passo 5: Atenção aos detalhes

Agora que o interior do carro está aspirado e lavado, é hora de dar atenção aos detalhes. Numa esponja, coloque um pouco de desinfetante à base de álcool e passe nos painéis das portas, na consola central e no painel de instrumentos. Não se esqueça de limpar bem a bagageira, lugar onde habitualmente transportamos sacos de compras, carrinhos de bebé, material de desporto, entre outros artigos que podem ter algum tipo de sujidade. Lembre-se de aplicar o desinfetante em todas as partes onde o contato com as mãos é mais frequente. É o caso do volante, maçaneta da caixa de velocidades, botões de abertura dos vidros das janelas, espelho retrovisor, tampa de combustível e o trinco que abre o capô.

 

Passo 6: O exterior

Uma vez que já terminou o interior, vamos avançar para a limpeza exterior do seu carro. Antes de mais, a escolha de um bom sabão, adequado para esta tarefa é fundamental. Seja generoso na quantidade que vai usar e esfregue bem as peças que têm mais contato com mãos, como os puxadores das portas e os espelhos laterais. Deixe o sabão atuar cerca de 5 minutos e use um pano seco para se retirar o excesso de água.

 

Passo 7: Deixe o espaço de trabalho limpo

Agora que seu carro está pronto, é muito importante deitar fora os acessórios de limpeza que esteve a utilizar. As luvas, os panos e os trapos, assim como outro material, não devem ficar esquecidos. Coloque-os no lixo. A sua própria roupa de trabalho também deve ir imediatamente para lavar e de seguida tome também um duche. Desta forma, estará a eliminar qualquer contato com superfícies potencialmente contaminadas.

 

Passo 8: Proteja-se. Fique em casa!

A melhor proteção contra o COVID-19 é restringir ao máximo a mobilidade. Como sabemos, muitas empresas e os seus colaboradores estão já a trabalhar a partir de casa. Alguns países têm decretado medidas mais severas com vista ao confinamento social, fechando salas de cinema, restaurantes, hotéis, escolas e shoppings. Evite, portanto, circular de carro a menos que seja extremamente necessário. Se tiver de o fazer, leve sempre consigo um desinfetante para as mãos à base de álcool. De vez em quando, também o poderá usar para limpar os puxadores das portas e o volante.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
03 MAIO ACEA VENDAS EUROPEIAS
Saber Mais

Mercado trava em fevereiro

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 9% em fevereiro, segundo os dados…