Higienização do automóvel, as dicas dos profissionais

CUIDADOS LIMPEZA AUTOMÓVEL FORD

É verdade que já lavava o carro com regularidade, mas isso agora já não chega. É preciso passar a higienizar o exterior e interior do automóvel, para evitar a eventual contaminação por Covid-19. Fique com as dicas dos profissionais.

Para além dos procedimentos de proteção e higiene habituais, comuns em qualquer situação e em qualquer centro de reparação automóvel, as oficinas de automóveis estão a aplicar medidas extraordinárias para reduzir o risco de contágio de Covid-19. A utilização de soluções à base de álcool para a desinfeção pormenorizada dos veículos é, naturalmente, destacada.

Atenção a todos os detalhes

Todas as superfícies do automóvel merecem um cuidado especial. No entanto, existem áreas críticas que deverão ser tidas em conta para se evitar a propagação de contaminação pelo novo coronavírus, segundo explicou uma fonte da Ford Lusitana. As autoridades de saúde referem que o vírus pode permanecer em determinadas superfícies durante um período de tempo que pode variar entre poucas horas e até seis dias em condições específicas, e que a limpeza e desinfeção frequente desses pontos de contacto reduz consideravelmente esses períodos. Para isso, é necessário redobrar a atenção e limpar todas as superfícies em que se toca. Manípulos das portas dianteiras e traseiras, pilares das portas em que nos apoiamos ao abrir as portas, porta da bagageira, portinhola do depósito de combustível e, inclusivamente, as válvulas dos pneus, são zonas sensíveis.

Limpeza no interior ao pormenor

No interior do veículo, a limpeza tem de ser ainda mais profunda. É necessário desinfetar a alavanca de mudanças, travão de mão, manípulos das portas, rádio, comandos de entretenimento e sistema de ventilação. Também os manípulos que estão na coluna de direção (os indicadores de mudança de direção, dos limpa pára-brisas, dos faróis, entre outros.), apoios de braços, controlos de posição dos assentos, frisos das portas e manípulos exteriores das portas ou do porta bagagens.

Também os cintos de segurança devem ocupar um lugar destacado nesta lista, juntamente com o volante com a sua posição diretamente diante do condutor que está exposto à tosse e espirros. O veículo é um espaço fechado que pode facilmente acumular muita sujidade e agentes patogénicos como bactérias, fungos ou vírus. Assim, é altamente recomendável uma limpeza a fundo do habitáculo do veículo. Todas estas são as zonas de contacto mais críticas, ainda mais em veículos utilizados para serviço de táxi ou TVDE.

Solução de álcool a 70% é o indicado

Uma solução de álcool a 70% é geralmente eficaz, bem como um elemento isopropílico, e não causará danos nas superfícies indicadas. Pode utilizar-se álcool para limpar estofos dos assentos ou outras superfícies ligeiras do veículo em pequena concentração de forma a não empapar. Apesar do álcool não danificar estofos ou telas de couro sintético, em excesso pode levar a situações de descoloração dos materiais. Para isso, não é recomendável esfregar em excesso os assentos ou outras superfícies em couro. Depois da limpeza, as superfícies em pele devem ser tratadas com produtos específicos.

Evite estes produtos

Há substâncias que nunca se deve utilizar, como por exemplo o peróxido de hidrogénio (água oxigenada), dado que pode danificar as diversas superfícies do veículo. Igualmente, recomenda-se que não se use nas superfícies tácteis do veículo produtos de limpeza que contenham amónia. Os panos de microfibra são o ideal para limpar todas as superfícies e para todos os métodos de limpeza.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
7 AGOSTO DS ELETRIFICAÇAO
Saber Mais

DS inicia eletrificação em Portugal

A DS Automobiles deu início à comercialização da sua gama eletrificada E-TENSE em Portugal, o que irá acontecer…
01 ABRIL ACEA FEVEREIRO
Saber Mais

Vendas europeias em queda

Portugal na CEE é uma velha música dos GNR, mas continua atual. Claro que o Brexit é mais…