Emitida primeira matrícula da série AA 00 AA

9 MARCO EMITIDA NOVA MATRICULA

A primeira matrícula do novo formato AA 01 AA foi emitida na madrugada de 3 de março. O IMT anunciou que esta matrícula foi atribuída a um veículo elétrico e que a AA 00 AA ficou como registo “próprio” da entidade.

O novo formato passa a usar um novo modelo de chapa de matrícula para todos os novos registos, sem incluir o ano e mês da primeira matrícula do veículo. São também eliminados, em todos os modelos de chapas de matrícula, os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se, porém, um espaçamento entre cada grupo de carateres.

No que concerne ao ano e mês da matrícula, o IMT salienta que “não são um elemento relevante” para a identificação dos veículos, “sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia” que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula. “Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês da primeira matricula do veículo”, indica aquele órgão.

A última matrícula emitida do modelo anterior, que começou a ser utilizado em maio de 2005, foi a 99-ZZ-99 e foi também atribuída a um veículo elétrico. O OMT prevê que novo formato do número de matrícula permita a utilização durante 45 anos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados
RENAULT ALPINE EM RISCO
Saber Mais

Renault Alpine em risco

A Alpine, que regressou em 2018 com o desportivo A110, pode estar em risco. A fábrica de Dieppe…