Covid-19: É tempo de acelerar a transição para os veículos elétricos

VEÍCULOS ELÉTRICOS COVID19

A crise pandémica que estamos a viver é uma oportunidade para os gestores de frotas acelerarem a transição para os veículos elétricos. Um estudo muito recente, veio pôr em evidência as vantagens associadas aos ‘elétricos’, a bem dos objetivos de descarbonização e da performance das respetivas frotas.

Por: Saskia Harreman

Depois da fase de confinamento, que vivemos nos meses de março e abril, a maioria dos países começa agora a aliviar as restrições à circulação. Começam, também, a retomar a atividade em alguns setores da economia. Muito a propósito, é neste contexto que centramos a nossa atenção num estudo muito recente, que vê no atual momento uma excelente oportunidade para uma transição para os veículos elétricos (VE). Mais, as conclusões deste mesmo estudo mostram mesmo que os benefícios associados a este tipo de veículos são maiores do que se pensava.

Oportunidade para mudar

Estas conclusões surgem num momento crucial para os gestores de frotas, que estão a trabalhar ativamente para recuperar o terreno perdido em matéria de manutenção e renovação de contratos. Isto representa uma oportunidade para as empresas assumirem as suas responsabilidades na descarbonização da economia mundial, intensificando o seu foco na mobilidade sustentável. Aqui, vamos explicar-lhe por que razão deve considerar seriamente a possibilidade de acelerar a sua taxa de adoção de VE, de modo a sair mais forte e mais verde da crise COVID-19.

Quando se trata de avaliar o impacto dos VE na sustentabilidade, tem havido algum debate sobre o quanto são realmente melhores para o ambiente. Até agora, grande parte da investigação não teve em conta o facto de a tecnologia dos VE e todo o ecossistema da sustentabilidade estar ainda em desenvolvimento. Pelo contrário, como sabemos, o ecossistema da tecnologia associada à gasolina e gasóleo já está maduro. Para tentar aclarar esta questão, a Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E) fez uma nova análise ao ciclo de vida prospetivo, centrada na comparação das emissões de CO2 dos motores elétricos, diesel e gasolina para 2020 e 2030. Este estudo revelou que um veículo elétrico médio já é quase três vezes mais “limpo” do que um automóvel de passageiros equivalente com um motor de combustão interna (MCI). E deverá tornar-se quatro vezes mais limpo até 2030, à medida que a economia da UE continuar a descarbonizar.

Elétricos vs Combustão

A análise do ciclo de vida da T&E considera não só a intensidade de carbono da eletricidade utilizada para carregar o VE, ao longo da vida útil do veículo, mas também outros fatores. Por exemplo, o local onde os veículos e as baterias são produzidos e o transporte envolvido. O estudo considera vários cenários para a descarbonização da rede elétrica com base numa previsão da utilização atual e futura de energias renováveis (solar e eólica) e demonstra que os VE têm um desempenho superior ao dos MCI em todos os cenários:

A. Cenário mais pessimista

Bateria EV produzida na China + EV conduzido na Polónia (que tem uma rede elétrica rica em carvão): 22% menos CO2 do que o veículo a gasóleo / 28% menos CO2 do que o veículo a gasolina.

B. Cenário mais otimista

Bateria EV produzida na Suécia + EV conduzida na Suécia (onde a rede é altamente baseada em energias renováveis): 80% menos CO2 do que o veículo a gasóleo / 81% menos CO2 do que o veículo a gasolina.

Mais fortes depois do Covid-19

As evidências não deixam dúvidas: com base na análise do ciclo de vida prospetiva, os VE atuais continuarão mais ‘limpos’ durante toda a sua vida devido à descarbonização da economia. À medida que os gestores de frotas começam a recuperar o tempo perdido, devido à crise do Covid-19, a análise do ciclo de vida pode constituir uma base sólida para uma tomada de decisões mais sustentada. Para além de apoiar a transição para uma mobilidade sem emissões, a redução progressiva dos veículos a gasolina e a gasóleo ajudará as empresas a cumprir as metas de CO2. Isto ao mesmo tempo que otimizam os seus custos. Este é o momento ideal para intensificar a atenção na sustentabilidade e nas frotas, acelerando a taxa de adoção de veículos elétricos.

Alguma pergunta?

É normal que lhe surjam muitas dúvidas sobre este tema. Não hesite em contactar a LeasePlan. Estamos disponíveis para lhe prestar todos os esclarecimentos e apresentar uma proposta adequada às caraterísticas da sua empresa ou organização.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados