Covid-19: atenção aos pneus do seu carro

CUIDADOS COM PNEUS COVID19

Mesmo sem as restrições do estado de emergência, os automóveis estão a circular menos do que o habitual. Isso pode ter consequências na degradação dos pneus.

É uma evidência: durante este período que estamos a viver, usamos menos os automóveis do que numa situação normal. Ora isso pode ter implicações em alguns componentes, como é o caso dos pneus, para os quais importa ter cuidados especiais.

Fonte do grupo Bridgestone indicou-nos alguns desses cuidados. Com a situação atual que todos vivemos os automóveis vão estar algum tempo parados e na mesma posição. Quer isto dizer que os pneus vão ficar assentes no chão sempre na mesma parte do piso podendo criar uma ovalização sentida mais tarde como uma espécie de vibração.

Impedir ovalização

O ideal para evitar uma ovalização ou outro tipo de deformação é insuflar os pneus com a pressão indicada para uma viagem com carga – ou seja, com mais ar. Os pneus são porosos e, mesmo quando são utilizados no dia a dia, vão perdendo ar progressivamente e nunca na mesma proporção. No caso de estarem parados algum tempo a situação tende a piorar. Por isso, se for colocada pressão mais elevada será uma forma de evitar a sua deformação.

Arcas frigoríficas na garagem? Então cuidado…

Uma outra situação que é importante realçar e que às vezes se desconhece é que quando um automóvel está guardado numa garagem, se existirem aí arcas frigoríficas ou outras máquinas com motores elétricos, o gás libertado por esses motores vai degradar as borrachas dos pneus e frisos das portas e janelas. Esta situação verifica-se normalmente nos pneus quando os mesmos ficam ressequidos na parede lateral. Por este facto, nas viaturas que estejam muito tempo paradas em garagens a deterioração da borracha dos pneus vai ser mais acelerada e isto é algo a ter em consideração em fases de confinamento ou de menor circulação dos veículos.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recomendados